[EUA] Zines não são um crime!: Libertem Des Revol

Chamada para apoiar Des Revol em Dallas-Fort Worth, TX. Para mais informações, siga os links.

Des Revol, tatuador, pessoa não-branca anarquista, imigrante e uma pessoa querida por todos, está atualmente enfrentando acusações graves relacionadas a um caso maior de repressão política em Dallas-Fort Worth, Texas. Mas Des não é apenas uma vítima de perseguição política fabricada: ele é um artista e amigo amado, que adora experimentar novas receitas veganas, mergulhar em livros, olhar para filhotes de gambás (e às vezes acolhê-los temporariamente) e passar tempo com pessoas queridas. Como vegano de longa data, dedicado à libertação animal, a solidariedade com não-humanos aparece em grande parte da arte de Des, incluindo suas representações divertidas de guaxinins, gatos e outros bichos. Essa solidariedade profunda se estende a tudo: Des é um irmão, filho e amigo amoroso; um sonhador de espírito livre que cuida de todos e de tudo ao seu redor. Agora, preso em uma penitenciária federal, Des continua praticando solidariedade ao desenhar ilustrações para que outros detentos enviem às suas famílias.

Des faz um pozole vegano incrível. A primeira vez que o conheci, ele estava cozinhando na cozinha e literalmente explodiu pimenta vermelha em todo o apartamento novinho em folha, kkk!

– Kourtney

Des fez minhas cinco primeiras tatuagens. Ele é o único artista em quem confio, por seu jeito acolhedor e tranquilo. Sempre se lembrava de mim, apesar da agenda cheia. A cada sessão, tínhamos conversas leves, quase sempre sobre o amor dele por gambás, haha. É uma das melhores pessoas que já conheci. Minha mãe também foi tatuada por ele. Ele sempre foi uma inspiração para nós.

– Emma Grace

Quando conheci Des, estávamos num lugar que parecia o meio do nada. Mas sua presença era calorosa, gentil e aberta. O sorriso dele iluminava o ambiente, tão forte que ainda consigo senti-lo. Lembro da sua bondade, que se expressava de várias formas, oferecendo tatuagens belíssimas com paciência e cuidado, compartilhando risadas, histórias e sua arte. E sempre ouvindo com presença real. Quando penso na expressão “guardar espaço”, lembro de Des. É um dos seus muitos dons. Sentar ao lado dele era como receber um abraço quente.

– Sayyida

Eu só quero todos os gatinhos e donuts veganos.

– Des

Contexto

Em 4 de julho de 2025, cerca de uma dúzia de pessoas se reuniu do lado de fora do ICE Prairieland Detention Center, em Alvarado (Texas), para um protesto barulhento em solidariedade com imigrantes e detidos do ICE. Em algum momento, teria ocorrido uma altercação, após a qual um policial alegou ter sofrido um ferimento leve. Dez pessoas foram presas, e a polícia estadual e federal os acusou de terrorismo e tentativa de homicídio. Desde então, outras sete pessoas foram presas em conexão com o caso. A polícia também passou a aterrorizar amigos e familiares dos detidos, executando mandados de invasão sem aviso, realizando batidas domiciliares e intensificando a vigilância.

Des não estava nesse protesto. Em 6 de julho, após receber uma ligação de sua esposa da prisão (uma das dez presas inicialmente), ele foi seguido e preso pelo FBI em Denton, Texas, sob o pretexto inicial de uma infração de trânsito. Depois, foi acusado de adulteração de provas e obstrução de justiça relacionadas aos réus de Prairieland. A acusação se baseou em uma caixa de zines que ele supostamente transportava em sua caminhonete, zines que poderiam ser encontrados em qualquer casa coletiva ou infoshop. Des foi detido brevemente na Cadeia do Condado de Johnson, mas logo transferido para a prisão federal FMC Fort Worth.

Ele também está sob custódia do ICE e foi publicamente alvo de ataques e exposição nas redes sociais, tanto por fascistas conhecidos quanto pelo próprio ICE. Logo após sua prisão, o FBI fez uma invasão brutal e intimidadora de nove horas em sua casa. A polícia confiscou desde eletrônicos até adesivos e mais zines.

Embora Des não esteja sendo processado junto aos outros réus de Prairieland, suas acusações estão ligadas às deles. Ele é citado em todas as acusações dos outros como suposto responsável por adulteração de provas, e o estado incluiu uma foto da caixa de zines como prova. Mas o processo dele será separado, e ele pode ser o único réu em risco direto de deportação pelo ICE.

De fato, Des não corre apenas o risco de uma longa sentença em prisão federal, o que já seria grave o suficiente. Mesmo que seja solto, ele corre perigo de ser sequestrado pelo ICE e/ou atacado por fascistas.

A forma como o governo federal está enquadrando o caso deve nos preocupar a todos. Trata-se de uma tentativa mal disfarçada de criminalizar a resistência, seja em atos ou em ideias. A criminalização da dissidência, junto da solidariedade e até de simples pensamentos, significa que todos estamos em risco de prisão ou coisa pior, à medida que o estado tenta impor um poder autoritário. Resistir, inclusive por meio de zines, não é crime.

Escreva para Des

Daniel Rolando Sanchez Estrada

\#95099-511

FMC Fort Worth

Federal Medical Center

PO Box 15330

Fort Worth, Texas 76119

EUA

Lembrete: Des está em prisão preventiva. NÃO mencione nada sobre o caso ou as acusações.

Recursos para libertação de Des

Instagram: @free-des-revol, @dfwsupportcommittee

Bottons “Zines Are Not a Crime” (2,5″): https://archive.org/details/not-a-crime-buttons

Zine “Free Des” (1 página): https://archive.org/details/free-des-zine

Fonte: https://itsgoingdown.org/zines-are-not-a-crime-free-des-revol/

Tradução > Contrafatual

agência de notícias anarquistas-ana

minha sombra
com pernas mais longas
não me afasta

André Duhaime

Leave a Reply