
O Núcleo de Pesquisas Marques da Costa, coletivo que tem como objetivo divulgar a história do anarquismo no Brasil, e principalmente no Rio de Janeiro, lança o número 43 do seu boletim informativo EMECÊ. Publicado desde 2005, o EMECÊ Leva as iniciais (MC) do operário anarquista português José Marques da Costa, editor da Secção Trabalhista do jornal A Pátria nos anos de 1923 e 1924 e militante com longa trajetória de lutas em Portugal, Brasil e na Espanha.
Em seu número atual, o EMECÊ resgata a atuação da anarquista Elvira Boni em uma faceta pouco conhecida: a militância comunitária. Elvira Boni (1899-1990) foi uma destacada militante operária do Rio de Janeiro no primeiro terço do século XX. Trabalhando desde os 12 anos em oficinas de costura, organizou a União das Costureiras em 1919 e teve atuação destacada no III Congresso Operário Brasileiro, onde presidiu a mesa diretora dos trabalhos. Também construiu uma importante atuação dentro do movimento anarquista do Rio de Janeiro, participando e promovendo diversas atividades políticas e de cultura libertária. Mais tarde, em 1938, Boni se mudou para o bairro de Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro e, em 1949, iniciou sua militância comunitária ao fundar a Associação de Senhoras de Santa Teresa (ASST).
O EMECÊ é lançado tanto virtualmente como fisicamente, sendo distribuído gratuitamente em diversos eventos e disponível na Biblioteca Social Fábio Luz. Para ler o EMECÊ, acesse:
https://marquesdacosta.wordpress.com/wp-content/uploads/2026/03/emece_43_2026.pdf
agência de notícias anarquistas-ana
Recolhida em si mesma
a alma do figo
é flor em za-zen.
Yeda Prates Bernis
História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.
Enquanto isso no Brasil...
Espaços como esse são fundamentais! Força compas. Vou contribuir!
A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…
Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…