Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2015 / Novembro / 19 / [Espanha] Novidade editorial: Partisanas

[Espanha] Novidade editorial: Partisanas

By A.N.A. on 19 de Novembro de 2015

espanha-novidade-editorial-partisanas-1A mulher na resistência armada contra o fascismo e a ocupação alemã (1936-1945).

Ingrid Strobl.

Epílogo de Dolors Marín.

Hannie Schaft, conhecida como “A menina ruiva”, era em seus vinte anos uma das terroristas mais procuradas pela Gestapo nos Países Baixos. Em Varsóvia os executores da solução final tentavam apanhar “a pequena Wanda com as tranças ruivas”, que se chamava Niuta Tejtelbojm, tinha vinte anos e era judia.

Nas frentes da Guerra Civil espanhola, os militares facciosos de Franco tinham que se ver com milicianas de dezesseis anos. Nos guetos do leste da Europa, nos Países Baixos, no exército partisan de Tito, de Lyon a Bialystok, muitas mulheres empunharam as armas contra o terror nacional-socialista e fascista.

Mas a derrota do fascismo não significou o reconhecimento de seu trabalho na resistência armada. A guerra fria já dominava a lógica política e as homenagens e a memória histórica se limitaram geralmente a celebrar a oposição controlada pelos aliados. A resistência comunista e anarquista foi coberta com um manto de esquecimento, quando não perseguida durante o pós-guerra; e da mulher se esperava sua volta silenciosa ao lar, ignorado muitas vezes seu trabalho na guerra até por seus próprios camaradas. Haviam questionado demasiado profundamente seu rol de seres pacíficos e indefensos, e durante anos só mereceram o desprezo ou o silêncio da historiografia da resistência.

Partisanas nos introduz em um capítulo silenciado de nossa história recente, rendendo uma merecida homenagem a toda uma geração de lutadoras.

Virus Editorial, Colección Memoria. Barcelona 2015

520 págs. Rústica 21×14 cm

ISBN 9788492559640

22,50 €

viruseditorial.net

agência de notícias anarquistas-ana

Hermética música
há no silêncio da lágrima
que salga o mar.

Fred Matos

Posted in Geral | Tagged Espanha

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. António Manuel dos Santos em Foda-se! | Contra toda autoridade!!!26 de Abril de 2026

    A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…

  2. Alice em Manifesto do Primeiro de Maio de 2026 – FACA | Nenhum direito sem luta. Nenhuma luta sem risco. Nenhum futuro sem rebeldia.21 de Abril de 2026

    Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…

  3. Luis Martins em [França] Lançamento: Votar, eu? Nunca!26 de Março de 2026

    Discordo de chamarem aos regimes políticos onde existem eleições de "democráticos". Representatividade não é democracia. E regimes representativos, são elitistas;…

  4. qwenart em Novo Blog | Nascer livre num mundo de cercas – este é o Liberto12 de Março de 2026

    O conceito de liberdade como prática cotidiana e resistência constante às cercas — seja do Estado, do capital ou das…

  5. Luana em Da Crueldade à Revolução: O Caso Orelha como Sintoma do Capitalismo e Chamado à Insurreição18 de Fevereiro de 2026

    Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!

Copyleft © 2026 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários