Passa de 300 o número de mortos em bombardeios na Síria

passa-de-300-o-numero-de-mortos-em-bombardeios-n-1

Há ainda mais de 1,5 mil pessoas feridas. Tropas do governo sírio estão atacando a região de Ghouta desde domingo (18/02).

Ao menos 38 pessoas morreram nesta quarta-feira (21/02) no distrito de Ghouta, a leste de Damasco, elevando para 310 o número de mortos pelos bombardeios que ocorrem no enclave rebelde desde a noite de domingo (18/02). Há ainda 1.550 feridos.

Os números foram divulgados pela ONG britânica Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Tropas do governo sírio estão atacando, desde domingo, um enclave rebelde próximo da capital Damasco. A área, conhecida como Ghouta Oriental, onde vivem cerca de 400 mil pessoas, é considerada o último reduto do grupo rebelde. E está sob cerco do Exército sírio de Bashar al-Assad desde 2013.

Guerra

Desde 2015, quando passaram a receber ajuda da Rússia, as forças leais a Assad têm ganhado território na guerra civil, que já dura sete anos.

O enviado da ONU à Síria, Staffan de Mistura, alertou nesta semana sobre a possibilidade de Ghouta se transformar numa segunda Aleppo, cidade que foi cenário de um confronto excruciante em 2016.

Calamidade

“A situação em Ghouta é semelhante ao dia do julgamento final”, afirmou ao jornal britânico “The Guardian” o vice-diretor dos White Helmets, Mounir Mustafa. Um médico que não quis se identificar classificou o ataque como um massacre contra a população civil.

Representante do Exército do Islã, principal grupo rebelde em Ghouta, Mohammed Alloush comparou a ação do regime sírio à Alemanha nazista. “Um novo holocausto está sendo feito pelo pior regime da terra”, disse à agência de notícias Associated Press.

Ele criticou ainda a falta de ação da ONU e os governos de Rússia e Irã, que apoiam Assad.

“A situação humanitária dos civis em Ghouta Oriental é um espiral fora de controle”, disse na segunda Panos Moumtzis, coordenador dos esforços humanitários da ONU no país. “É imperativo acabar com esse sofrimento humano desnecessário imediatamente. Ataques contra civis inocentes e infraestruturas devem parar imediatamente”, afirmou ele em nota.

O Unicef, fundo das Nações Unidas para a infância, decidiu emitir um comunicado em branco para manifestar sua oposição a situação no país. “Nós não temos mais palavras para descrever o sofrimento das crianças e nossa indignação”, afirmou uma nota de rodapé ao final da nota.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/21/bombardeio-deixa-mais-de-100-mortos-em-um-dos-dias-mais-sangrentos-desde-o-inicio-da-guerra-na-siria/

agência de notícias anarquistas-ana

Os grilos cantam
Na chegada da noite
Muito felizes.

Erica Kozlowski, 08 anos