“Quem atacar Rozbrat, prepare-se para a guerra!”, “Rozbrat está aqui para ficar!”, cantavam os cerca de 1000 participantes da manifestação realizada neste sábado, 14 de setembro, no centro de Poznan, em defesa da histórica okupação anarquista Rozbrat.
Gritos contra o Estado, o capitalismo, a gentrificação e a polícia também foram ouvidos nas ruas da cidade polonesa. Muitos manifestantes carregavam faixas e bandeiras anarquistas. Não houve incidentes ou prisões, apesar do forte esquema de segurança montado pelas autoridades.
Além disso, na sexta e no sábado, Rozbrat organizou um festival comemorando o 25º aniversário da okupação. “Faz 25 anos que Rozbrat apareceu no mapa de Poznan, enchendo a cidade de conteúdo político, social e cultural. Durante esse período, milhares de atividades, debates, shows, vernissages, eventos esportivos, oficinas e outras formas de educação mútua ocorreram no espaço“, disse um membro do Rozbrat.
> Vídeo (02:39) do protesto:
Conteúdos relacionados:
[Polônia] A luta continua! Ato em defesa da ocupação Rozbrat
agência de notícias anarquistas-ana
Os ipês em flor,
ali e acolá no prado —
o mugir dum boi.
H. Masuda Goga
Vantiê, eu também estudo pedagogia e sei que você tem razão. E, novamente, eu acho que é porque o capitalismo…
Mais uma ressalva: Sou pedagogo e professor atuante e há décadas vivencio cotidianamente a realidade do sistema educacional hierárquico no…
Vantiê, concordo totalmente. Por outro lado, o capitalismo nunca gera riqueza para a maioria das pessoas, o máximo que ele…
Só uma ressalva: criar bolhas de consumismo (que foi o que de fato houve durante os governos Lula), como estrategia…
Siga nosso perfil no instagram: @movimento_anarquista_acrata Acompanhe nossas lives no canal de YouTube: anarcrata