Onda de protestos no Chile atinge igrejas

“Várias” igrejas da capital, Santiago, e de outras cidades foram atacadas, em meio a protestos e expropriações. Pouco mais de duas semanas de agitação social no país resultaram em dezenas de mortos e milhares de pessoas detidas e feridas. Os protestos também deram origem a incêndios de igrejas católicas e templos evangélicos como forma de rechaço ao sistema atual.

Uma das igrejas atingidas foi a do pastor Josué Muñoz, localizada em Santiago. Ela foi completamente queimada no dia 30 de outubro. “Os manifestantes vieram destruindo tudo o que encontraram no caminho. Tanto que, quando chegaram à esquina onde estamos localizados, começaram a queimar um McDonald’s, que fica bem no centro de Santiago. Ninguém conseguiu extinguir as chamas, que se espalhavam cada vez mais. Até o momento em que tudo explodiu, porque, tinham garrafas com óleo e combustível sendo jogadas. Quando explodiu, arrebentou uma parede e queimou tudo”, comentou o pastor à imprensa local.

Nesta sexta-feira, 08/11, um grupo de encapuzados invadiu e expropriou uma igreja católica no centro de Santiago e usou os móveis e objetos sacros do local para fazer barricadas incendiárias nas ruas (foto).

“Orações pela paz”

Por conta de tudo isso, os cristãos locais decidiram se unir em oração para clamar pela nação. Outros pastores, de diferentes igrejas e denominações, se mobilizaram e estão intercedendo em favor da paz.

O pastor Mauricio Gonzalez explicou à imprensa local: “Os filhos de Deus não podem permitir o mal. Hoje, o mundo mudou os conceitos do que é bom e ruim. As ideologias por parte do maligno levam a acreditar que destruir, roubar, amedrontar e rebelar-se contra as leis e autoridades são coisas boas. Nós somos luz, não escuridão! Vamos clamar por paz e justiça”. Outra igreja local preparou uma programação de cultos de intercessão online e no templo para fortalecer os membros e pedir pela intervenção divina.

agência de notícias anarquistas-ana

mar não tem desenho
o vento não deixa
o tamanho…

Guimarães Rosa