[França] G20 em Hamburgo, em 2017: anos de prisão pedidos contra os manifestantes

“Ninguém neste julgamento é acusado de ter ferido alguém”

Três anos atrás, os poderosos deste mundo se reuniram na cidade alemã de Hamburgo. Apesar de dezenas de milhares de policiais, os manifestantes haviam gritado sua raiva nas ruas. Para se vingar, o Estado alemão, com a ajuda da polícia francesa, utilizou todos os seus recursos. Loïc, um ativista de Nancy, foi perseguido, abordado e colocado na prisão por 16 meses na Alemanha, enquanto aguardava um julgamento que durou meses.

Anos na prisão são pedidos pelo promotor contra 5 manifestantes, presos para dar “exemplo”. Como descreve o testemunho de Loïc:

“4 anos e 9 meses de prisão pedidos… Somos 5 neste julgamento após os protestos do G20 em Hamburgo, em 2017.

O promotor pede:

• 2 anos e meio de prisão

Para dois acusados que eram menores de idade no momento da manifestação.

• 3 anos de prisão

Para dois acusados maiores de idade no momento da manifestação.

Essas 4 pessoas são acusadas de simplesmente participar da manifestação. Sem ter causado nenhum dano.

• 4 anos e 9 meses de prisão para mim

Acusado de estar na mesma manifestação e de ter jogado fogos de artifício na entrada de um banco (para saber mais sobre esta acusação duvidosa, você pode ler minha declaração).

Também sou acusado de ter jogado 2 garrafas de cerveja encontradas no chão em direção à polícia (o promotor reconhece que as garrafas não atingiram à polícia graças a um vídeo) + 2 pedras em direção a uma mangueira contra incêndio.

Ninguém neste julgamento é acusado de ter ferido alguém.

Ao sair da sala de audiências, vi um vídeo de Balkany dançando no festival de música.

Para maiores informações, você pode ler minha declaração completa que fiz ao tribunal de Hamburgo disponível aqui, é longa, mas é importante para compreender o meu caso:

https://cerveauxnondisponibles.net/2020/06/18/declaration-de-loic-citation-apres-16-mois-de-prison-proces-du-g20-de-hambourg/

Neste julgamento, há um algo muito grave: são os três anos de prisão por coisas que você não fez. 3 anos na prisão por uma nova forma de repressão: acusá-lo de todos os danos causados durante uma manifestação.

É importante lutar contra essa acusação perigosa.

Agora para terminar, porque estou cansado de escrever, vou fazer esta pergunta: quando um policial é violento, quando entra em uma briga com um manifestante no chão e este último tem o crânio fraturado, a justiça condenará todos os policiais presentes ao redor do local? Não. A justiça não vai nem mesmo condenar o policial que realmente fez a ação violenta.

Tenho a lembrança de cabeças ensanguentadas pelos cassetetes policiais durante o G20, tenho a imagem de rostos traumatizados e dilacerados pela violência do Estado alemão em minha memória. É com um coração leve e uma alma em paz com minha consciência que passarei por este novo calvário. Eu já cumpri 16 meses de prisão por este caso, fui libertado em dezembro. Agora estou aprendendo que talvez tenha que retornar [à prisão]… Este julgamento começou em dezembro de 2018, mais de 70 dias de audiências! A prisão não parou e não vai parar meu sentimento de revolta. Continuarei denunciando a injustiça deste sistema louco e enfrentando os poderosos.

Obrigado pelo apoio e mensagens.

Espero que mais e mais pessoas decidam agir em vez de entregar seu poder a um representante. Temos que enfrentar os gigantes, as grandes empresas que poluem, e prejudicá-los econômica e efetivamente. Não pense que é somente durante as manifestações que algo pode ser feito. Também é possível atingir direta e inesperadamente as estruturas opressivas, máquinas destrutivas, multinacionais desumanas.

Ainda podemos inverter a tendência, nada está perdido. Mas não devemos mais esperar e agir efetivamente.

A decisão do tribunal será proferida em 10 de julho.”

Escreva à Loïc : https://www.facebook.com/LoicCitations?tn=K-R&eid=ARAU4K9mpUnYrP_qau6S7GKhd6sagm93WRGd4i_8ZXb6J39G7-tuW3dKvLYvAe4iJtK9SXW_ZQD9i6IP&fref=mentions

Fonte: https://www.nantes-revoltee.com/g20-de-hambourg-en-2017-des-annees-de-prison-requises-contre-des-manifestants/

Tradução > Estrela

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/08/17/alemanha-solidariedade-com-os-detidos-durante-os-protestos-anti-g20-em-hamburgo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/26/espanha-solidariedade-com-xs-reprimidxs-do-g20/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/10/alemanha-encontro-transnacional-de-apoio-aos-presos-e-presas-do-anti-g20/

agência de notícias anarquistas-ana

Que coisa horrível!
Os gatos enamorados
Derrubaram o muro.

Shiki