
O evento inclui palestras, seminários e uma feira de livros
Um encontro de cinco dias de anarquistas de todo o mundo começou na cidade de St. Imier, no oeste da Suíça, local de nascimento do movimento anarquista.
Centenas de participantes chegaram à pequena cidade na quarta-feira, e os organizadores esperam milhares até domingo. O encontro marca o 150º aniversário do Congresso de St-Imier que, em 1872, viu a fundação do movimento Internacional Anti-Autoritário.
O encontro de anarquistas inclui 268 palestras e oficinas, 48 concertos, 42 projeções, 11 apresentações teatrais, sete exposições e uma feira de livros, de acordo com a associação “150 Years Saint-Imier Congress”.
Os participantes são convidados a refletir juntos sobre os desenvolvimentos políticos e sociais e a contribuição dos anarquistas para mais de 150 anos de história.
“A anarquia não é o caos e a falta de ordem, mas o oposto: ela defende uma abordagem antiautoritária e uma organização pessoal e social que promove a emancipação de todos os seres humanos”, diz o site st-imier.org.
De acordo com o Dicionário Histórico da Suíça, o anarquismo é uma doutrina e um movimento político que defende uma reorganização da sociedade baseada na liberdade e na autonomia dos indivíduos, livremente associados em comunidades federadas de produtores em escala local, regional e internacional. O anarquismo pressupõe a coletivização dos meios de produção e, ao contrário do marxismo e do socialismo, o desaparecimento do Estado.
Na Suíça, o primeiro grupo de tendências anarquistas surgiu na Fédération jurassienne da Primeira Internacional Socialista, sob a influência de Michail Bakunin e outros expoentes, como James Guillaume e Adhémar Schwitzguébel.
agência de notícias anarquistas-ana
no filme mudo
uma ave que eu cria extinta
está cantando
LeRoy Gorman
Perfeito....
Anônimo, não só isso. Acredito que serve também para aqueles que usam os movimentos sociais no ES para capturar almas…
Esse texto é uma paulada nos ongueiros de plantão!
não...
Força aos compas da UAF! Com certeza vou apoiar. e convido aos demais compa tbm a fortalecer!