
Em 1º de julho de 2026, realizou-se em Bolonha a audiência conclusiva, com a respectiva sentença de primeiro grau, para o processo sobre a mobilização contra o 41 bis e em solidariedade à greve de fome de Alfredo. O resultado foi a absolvição de todas as pessoas ainda envolvidas e de todos os crimes imputados.
Sem fazer nenhuma enfadonha cronologia, lembramos apenas alguns passos relevantes. O procedimento, conduzido pelos carabinieri do ROS de Bolonha, tornou-se conhecido no verão de 2023 como uma investigação por associação com finalidade terrorista (270 bis) relativa a ações realizadas durante a mobilização (bloqueios, sabotagens e ocupações). No outono de 2023, a investigação se ampliou para um grupo maior de pessoas. Sob o pretexto do achado de um isqueiro contendo vestígios biológicos no local de um dos fatos investigados, no inverno de 2023, foi solicitada a coleta coercitiva de DNA para todas as pessoas envolvidas, independentemente dos fatos imputados a cada uma.
Durante o trâmite processual, o 270 bis caiu e prosseguiu-se apenas por alguns fatos específicos: a interrupção de uma missa, a ocupação de um guindaste com respectivo ato de solidariedade, e o incêndio de um repetidor. No decorrer da segunda audiência, Alfredo pôde falar como testemunha de defesa, fazendo sua voz sair da tumba de vivos em que ainda está enclausurado, após dois anos de silêncio.
Atualmente, dessa pomposa operação repressiva resta muito pouco, ainda que, como se sabe, a repressão nem sempre é aquela que deixa rastros nos papéis, mas atinge muitas vezes em seu desenrolar mais do que em seus resultados formais.
Embora tenhamos um pensamento a menos na cabeça, lembramos dos dois procedimentos ainda em curso em Bolonha relativos às quentes manifestações de solidariedade daquele inverno, que ainda envolvem diversas pessoas, às quais reiteramos nossa proximidade e solidariedade. Assim como nossa proximidade e solidariedade vão para aqueles que, na última operação antianarquista de 16 de junho, viram suas vidas cruzarem com as portas da prisão ou da prisão domiciliar, a desocupação de suas casas ou a enésima acusação de terrorismo.
Estamos com Giulia, Luna, Pietro, Tony, Bibi, Micol, Nico, Stefano e Arnau, com quem se revolta, se organiza e golpeia.
Anarquiques e anarquistas em Bolonha
Fonte: https://brughiere.noblogs.org/
Tradução > Liberto
Conteúdo relacionado:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2026/05/22/italia-com-a-palavra-alfredo/
agência de notícias anarquistas-ana
Calçada da escola
Pombinhos comendo pipoca …
Bom dia, colegas!
Rodrigo Mikaro – 09 anos
Viva a revolução espanhola e viva a anarquia!
bom texto!
posição lúcida. organização anarquista com marca registrada? pedindo ação do estado contra trabalhadores? opa, pera lá caceta!
Comunistas, Capitalistas e Anarquistas e a servidão voluntária. Mas... A hora mais escura é logo antes do amanhecer. (Provérbio árabe)
História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.