[Sérvia] Continua a repressão contra o sindicato ASI

Informamos ao público que o Estado da Sérvia mantém sua repressão contra nossa organização. Desta vez em forma de investigação policial ao Secretário-Geral da ASI, Milan Stojanovic, por suspeita de cometer um crime de “furto de veículo a motor com arrombamento, invasão e ameaça”, para o qual a pena possível é de até cinco anos de prisão.

Por exemplo, em 2006, Milan foi testemunha em um inquérito conduzido pelo mesmo crime, e foi demitido logo depois. Agora, cinco anos depois, a promotoria retomou o caso, e Milan mudou misteriosamente de papel – de testemunha a réu. Para tornar as coisas ainda mais absurdas, Milan não sabe dirigir; na verdade nunca sequer deu partida em um carro.

Este é apenas o último (por enquanto), em uma série de ações judiciais forjadas contra os membros da Iniciativa Anarco-Sindicalista – ASI.

Observamos que, há um ano e meio, seis anarquistas foram acusados de terrorismo internacional; três membros do Grupo Local de Vrsac da ASI foram tratados como suspeitos de obstrução da justiça; e um cidadão croata, que chegou a Belgrado, em apoio aos seus companheiros presos, ficou mais seis meses, sob a proibição de deixar o país. Os membros da ASI têm estado até agora na prisão por quase mil dias, ou seja, quase três anos. Em nenhum dos casos acima a promotoria conseguiu provar culpa alguma! Adicione a isso um ataque físico ao Secretário do Grupo Local da ASI em Kragujevac, inúmeras ameaças, assédios e interrogatórios realizados pela polícia, bem como as ameaças e ataques de grupos parapoliciais fascistas.

A Iniciativa Anarco-sindicalista – ASI está lutando por uma sociedade baseada na liberdade individual e coletiva, pela igualdade, solidariedade e ajuda mútua, livre de todas as formas de hierarquia, de repressão e autoridade de um homem sobre outro. Percebe as contradições essenciais da sociedade em que vivemos e as injustiças cometidas pela classe dominante.

Devido a isso, as autoridades não hesitam em usar todos os recursos disponíveis para deter o trabalho de nossa organização. Intencionalmente, prendem e acusam pessoas inocentes para silenciar qualquer crítica e assegurar a exploração, roubo e opressão contínua às pessoas.

Esta montagem de falsas acusações e provas contra os nossos membros deve parar!

Pedimos o cancelamento do julgamento de Milan Stojanovic, Secretário Geral da ASI!

Exigimos o fim da repressão contra a nossa organização!

Confederação Sindical “Iniciativa Anarco-sindicalista”- ASI

Seção da Associação Internacional dos Trabalhadores – AIT

Belgrado

Domingo, 20 de fevereiro de 2011