[Itália] Fascistas não passarão!

Antifascistas protestam contra a apresentação de um livro fascista em Palermo. Ação antifascista em Parma e na Sicília.

Palermo

Em 23 de março passado estava prevista a realização de um ato nazista, na biblioteca central La Mondadori, em Palermo. O ato consistia na apresentação de um livro sobre Casapound (estrutura italiana que agrupa os centros sociais fascistas).

Depois de uma semana de informações e de boicote à biblioteca, antifascistas locais organizaram uma manifestação com o intuito de impedir o ato. As centenas de nazistas que participaram do evento tiveram que ser protegidos pela polícia. Incidentes ocorreram entre os antifascistas e forças de ordem e não há relatos de detenções. 4 neonazistas tiveram que ser levados para o hospital.

Parma

Na cidade de Parma foi realizada na quarta-feira, 30 de março, uma ação espontânea para pedir o fim destes centros sociais fascistas. Os habitantes do bairro de Montanara, onde se encontra essa “okupa” nazista, tomaram as ruas novamente para mostrar sua oposição à presença nazista na área e a realização de uma conferência sobre a unificação da Itália (aproveitando o 150 º aniversário).

Cerca de 50 neonazistas tentaram atacar a concentração antifascista, mas não houve ferimentos graves.

Sicília

Na Sicília, na semana passada, um desses “centros sociais” fascistas foi atacado por antifascistas.

Vídeo dos confrontos em Palermo:

http://www.youtube.com/watch?v=DpA9f9HP_E0&feature=player_embedded&skipcontrinter=1