Federação Anarquista Informal reivindica carta-bomba na Suíça

O grupo italiano Federação Anarquista Informal (FAI) assumiu nesta sexta-feira (1º de abril) o envio de um pacote-bomba que feriu duas funcionárias na sede da Swissnuclear, órgão especializado em energia nuclear do consórcio que reúne os três grandes grupos energéticos da Suíça.

O consórcio Swisselectric, controlador da Swissnuclear, reúne as empresas Axpo, Alpiq e Forces Motrices Bernoises (FMB), que administram um total de cinco usinas nucleares na Suíça.

As companhias apresentaram em 2008 ao Escritório Federal de Energia um pedido para construir três novos reatores atômicos no país -que foi suspenso para que os padrões de segurança fossem revistos, depois da tragédia na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, atingida por um tremor e tsunami no último dia 11.

O grupo reivindicou ainda o pacote-bomba enviado ao diretor da maior prisão de Atenas. O pacote-bomba não deixou vítimas porque foi descoberto a tempo pelo mecanismo de raios X da prisão de Koridalos e neutralizado.

Na nota, a organização manifestava apoio a seus correligionários presos na Suíça, Chile e Alemanha, e a alguns gregos do grupo Conspiração das Células de Fogo, que estão em um presídio de Atenas à espera de julgamento.

Fonte: agências internacionais de notícias