[França] 68º Congresso da Federação Anarquista em Corbigny

O 68º Congresso da Federação Anarquista francófona aconteceu entre os dias 11, 12 e 13 de junho em Corbigny, no La Nièvre. Em torno de 120 delegados se reuniram numa antiga abadia, abandonada pelos monges desde a Revolução Francesa e rebatizada de “Abadia do desfrute”.

A manhã do sábado foi consagrada ao recebimento dos congressistas, adoção da ordem do dia e a composição das mesas de discussão. Em seguida o secretariado geral forneceu um informe sintético dos secretariados, e após isso, os informes dos administradores de obras, do tesoureiro e dos comissários de contas.

Ao meio-dia de sábado deu-se o debate sobre a estratégia política da Federação anarquista, as orientações e desembaraços práticos. Esse debate foi seguido de uma reunião pública sobre o tema “O anarquismo – idéias aprovadas” com Philippe Pelletier.

A sessão da manhã de domingo foi consagrada ao funcionamento da Federação, notadamente de suas obras (Livraria Público, Rádio Libertária e Jornal Mundo Libertário…). Um próximo congresso extraordinário deverá prolongar a reflexão sobre o papel de nosso jornal (enquanto a reunião da imprensa militante) contra a reforma “liberticida” da Presstalis. Tanto o formato semanal do jornal como sua presença na lojinha virtual foram confirmadas. Nossos “Princípios de base” constituindo o pacto associativo da Federação anarquista, sofreram acréscimos com a introdução da luta contra o sexismo, o patriarcado e as dominações de gênero. Ainda, o princípio da participação da Federação Anarquista na compra de um novo local militante em Poitiers foi adotado. Se finalizou a manhã com a palavra dos convidados, notadamente dos coletivos de Dijòn do Espaço Autogestionado dos Cortumeiros e Maloka, o Coletivo Jardim Potager, os ceifadores da OGM (Organismo Geneticamente Modificado), Food not Bombs, Anarchist Black Cross…

A sessão de meio-dia do domingo foi ocupada pela reunião de numerosas comissões (estratégia, antifascismo, meios de comunicação, liberdade de expressão, energia e meio ambiente…), seguida da leitura dos relatórios de cada comissão em sessão plenária. A isso se seguiu uma noitada festiva e musical ao ar livre com três grupos locais. A última sessão, na segunda de manhã, foi dedicada a adoção de mandatos e das moções para se concluir com a nomeação de diversos secretários e administradores.

Nós não podemos terminar essa prestação de contas sem cumprimentar e agradecer de novo aos grupos La Mistoufle de Dijòn e La Vache Noire, de Chalons-sur-Saône por seu acolhimento caloroso e sua organização perfeita desse 68º Congresso da Federação Anarquista.

Tradução > Tio TAZ