Passeata em solidariedade com os detidos durante a Greve Geral de 48 horas na Grécia

Na terça-feira, 5 de julho, uma passeata com mais de 150 pessoas, em solidariedade com os detidos durante as manifestações da Greve Geral de 48 horas de 28 e 29 de junho, ocorreu em Petralona, perto do centro de Atenas.

A manifestação foi convocada pela assembléia popular dos bairros Petralona-Koukaki-Thissio. Moradores desfilaram pelas ruas do bairro, muitos vindos de Ano Petralona/Kato Petralona (o distrito está dividido em dois bairros pela linha de metrô).

No protesto foram gritados diversos slogans de luta, tais como: “Todos para as ruas e praças – Assembléias populares em cada bairro”; “Se não resistirmos em todos os bairros, as cidades em que vivemos vão se tornar as novas prisões”; “Socos e pontapés em cada juiz – Justiça é uma questão de classe”; “A solidariedade é a arma do povo – Guerra contra a ‘guerra dos patrões’”; “Nem em Petralona nem em qualquer lugar – Esmagar os fascistas em cada bairro”; “ Povo, arma-te – Agora ou nunca”.

Quando o protesto se aproximou das instalações locais do partido no poder desde 2009, o Pasok (partido socialista grego), na Rua Ious, os manifestantes picharam palavras de ordem na fachada do prédio. Um grupo multi-étnico de jovens com bicicletas e skates encabeçava a passeata.

Uma assembléia popular realizou-se posteriormente, na noite de quinta-feira, 7 de julho, junto à estação do metrô de Petralona (do lado da rua pedonal de Kato Petralona).