[Reino Unido] Centro Social Kebele faz aniversário: 18 anos!

kebele
[Kebele, Centro Social & Comunidade Cooperativa, está fazendo aniversário de 18 anos. Espaço anarquista localizado em Bristol, de cultura e intervenção. A seguir, comunicado “comemorativo” divulgado por este centro social radical.]

Comunicado:

O que começou como um edifício vazio okupado no Outono de 1995 se transformou em um projeto experimental de 18 anos (e subindo), colocando ideias e práticas anarquistas em ação em uma base diária – para o imenso desgosto de muitos detratores do Kebele ao longo dos anos, que não virão para a festa de aniversário de 18 anos! (Update – a grande festança do aniversário-show beneficente do Kebele em 5 de outubro passado arrecadou mais de £ 2.000 para o centro social, obrigado a todos que vieram!).

Sem dúvida, quando um pequeno grupo de jovens punks e idealistas ocuparam o que seria uma casa temporária em 95, não esperava que ainda haveria de estar lá 18 anos depois. Surpreendentemente, um dos ocupantes originais continua envolvido e há visitas regulares de veteranos, remontando aos bons velhos tempos das festas “Reclaim The Streets” (Retome as Ruas) do final dos anos 90.

Bigpic_bike
De fato, o espaço de varejo com alojamento em cima, na esquina da 14 de Robertson Road & Foster Street, em Easton, Bristol, evoluiu continuamente ao longo dos anos – da defesa de um espaço okupado, para Habitação cooperativa através do levantamento de fundos para a compra das instalações (fora dos bancos) com um Projeto Kultural embaixo, à sua encarnação atual como uma cooperativa. Algumas coisas mantiveram-se constantes, é claro: a oficina de bicicleta semanal, baseada em doações, invadida por crianças locais que procuram manter suas bicicletas em movimento; a noite vegan café & social aos domingos à noite, que levanta fundos para ajudar a manter o funcionamento do Kebele; ênfase em diversão criativa, com arte diy (faça você mesmo) e as festas regulares com DJ, os eventos de rua e muitos shows beneficentes, e seu papel como centro político, fornecendo informações, literatura, contatos, e espaço para atender, organizar e discutir.

Milhares de pessoas já passaram pelas portas do Kebele – anarquistas radicais comprometidos, habitantes locais interessados e visitantes de longe. Muitos têm desfrutado do espaço intensivamente sobre seus pisos bem revestidos, enquanto muitos outros têm debatido furiosamente as ideias do anarquismo e discutido os pontos mais delicados com palestrantes locais e internacionais. Alguns foram embora inspirados para definir ou trabalhar com projetos similares e relacionados através de Bristol e do sudoeste, e ainda mais longe.

Claro que em Kebele nem sempre acertamos, como é de se esperar de um projeto em evolução, mas nunca desistimos e repetidas ondas de novas pessoas inspiradas por ideias e seu envolvimento o mantém; mas ele tem seus críticos também. Para alguns, Kebele é apenas um bando de vagabundos abandonado, outros pensam que é muito organizado para um espaço anarquista. Alguns dizem que não é radical o suficiente, e vendido por comprar o lugar. Outros ainda dizem que não é político o suficiente, e deveria estar organizando mais na ação! Alguns críticos estão simplesmente errados ou mal informados. Alguns nunca o visitaram, ou virão apenas uma vez para reforçar suas diferenças políticas pré-concebidas. E alguns têm estado certos, porque Kebele nem sempre acerta… e a autocrítica tem sido muitas vezes a mais severa.

kebele_outside
18 anos em Kebele é o que é. Alguns de vocês vão se envolver e alterá-lo, alguns se desligarão dele e alguns outros irão embora inspirados e informados por ele. Vamos esperar que Kebele continue a provocar uma resposta – envolva-se e garanta o que ele faz!

Kebele Centro Social & Comunidade Cooperativa
14 Robertson Rd
Easton
Bristol BS5 6JY – Reino Unido
http://www.kebelecoop.org/

Tradução > Caróu

agência de notícias anarquistas-ana

estou meio tonto
descobri, ontem, dormindo
que morre-se e pronto

Bith