A manifestação de apoio aos imigrantes desse domingo (22) à tarde foi uma pequena vitória para nós e uma derrota um pouco humilhante para os policiais. Em torno de 500 pessoas – pouco mais ou menos – estiveram presentes na praça da Bastilha às 15 horas.
A polícia nos comunicou que a concentração de pessoas seria tolerada, mas que vigiaria bem para garantir que não puséssemos um pé sequer fora do perímetro ou de onde nos encontrávamos, em frente à Ópera. Mas eles não foram capazes de nos parar quando decidimos sair em cortejo até à praça da República, conforme o trajeto previsto.
Ao menos quatro vezes os policiais tentaram bloquear a manifestação, mas a cada tentativa os cordões foram transpassados, apesar dos golpes de cassetetes e do gás lacrimogêneo. Aos gritos de “Solidariedade aos refugiados” e de “Estado de Urgência, Estado Policial, não nos impedirão de nos manifestar“, chegamos até a praça da República.
Os policiais precisaram engolir seu orgulho. Nenhuma prisão, nenhum ferido; apenas os olhos irritados pelo gás, a alegria de poder ter expressado nossa solidariedade aos refugiados (e feito correr também os policiais, diga-se de passagem) e de ter sabido mostrar que somos capazes de fazer curvar as forças de repressão quando a união é coletiva e as pessoas são determinadas.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GSKascluiDI
Grupo Anarquista Salvador Seguí
salvador-segui.blogspot.com.br
Conteúdo relacionado:
agência de notícias anarquistas-ana
A chuva tardia
deixou perfumes de terra
nas ruas molhadas.
Humberto del Maestro

História sensacional! Desconhecia completamente essas informações.
Enquanto isso no Brasil...
Espaços como esse são fundamentais! Força compas. Vou contribuir!
A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…
Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…