Curitiba sedia fundação de partido inspirado no fascismo e integralismo

curitiba-sedia-fundacao-de-partido-inspirado-no-1

Curitiba sedia no próximo sábado, o congresso de fundação da “Frente Nacionalista” – organização partidária que cita como inspiração o fascismo italiano de Benito Mussolini e o movimento integralista de Plínio Salgado. Em sua página na internet, o grupo prega a “defesa da família como unidade espiritual e econômica da sociedade” e “os valores cristãos e o patriotismo”, fazendo críticas tanto à direita quanto a esquerda. Nas páginas do Facebook em que divulga suas ideias e o evento – o movimento demonstra ainda ideias anticomunistas e rende homenagens à Ação Integralista Brasileira, fundada nos anos 30 por Plínio Salgado, também com inspiração no fascismo italiano. Os integralistas também ficaram conhecidos pelas camisas-verdes usadas em seus uniformes, que lembravam os “camisas negras” de Mussolini.

“A proeminência dos valores espirituais sobre os valores materialistas aparece claramente no fascismo Italiano, na obra ‘A Doutrina do Fascismo’, de Benito Mussolini; e na vasta obra integralista de Plínio Salgado, onde critica o mundo moderno produzido dos valores iluministas que tornam a modernidade um fim em si mesmo”, afirma um dos textos de apresentação do grupo em seu site.

Entre os participantes e organizadores do evento estão os “Carecas do ABC”, Rádio Combate. Curiosamente, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, o PRTB do ex-candidato à presidência Levy Fidélix, também aparece como um dos apoiadores do movimento, com direito a link para a página oficial da legenda no site da Frente Nacionalista e também nas páginas do grupo no Facebook. A logomarca do PRTB aparece ainda entre os “patrocinadores” no cartaz virtual do evento.

No Paraná, o líder do Diretório Regional do partido é Cristiano Machado.

Fonte: https://www.bemparana.com.br/politicaemdebate/index.php/2015/12/07/curitiba-sedia-fundacao-de-partido-inspirado-no-fascismo-e-integralismo/

agência de notícias anarquistas-ana

Guardei para você,
num verso de porcelana,
as flores da manhã.

Eolo Yberê Liber