Jornada Internacional em Solidariedade com os detidos e processados pelo Estado da Costa Rica

jornada-internacional-em-solidariedade-com-os-de-1

 

Durante os últimos anos o Estado da Costa Rica endureceu ainda mais seu braço repressor, reforçando os processos de militarização da polícia, reprimindo manifestações, atacando, detendo, abrindo processos judiciais aos lutadores sociais, deixando na impunidade os casos de incêndios, ameaças, agressões e assassinatos aos que lutam; violentando o povo por exercer seu direito à livre expressão, ao protesto social, nos violentam por defender os direitos de todos os que foram detidos nas ruas, ao melhor estilo de uma ditadura. Muitos são os setores do movimento social com companheiros processados que vão para julgamento. Cada vez mais o Estado mostra sua verdadeira cara e à Costa Rica cai a falsa imagem de país democrático e de paz, que respeita os direitos humanos.

Ante isto vemos a urgente necessidade de visibilizar que no território que habitamos também existe um Estado repressor que violenta o povo, a quem luta, a quem enfrenta as injustiças. E que ante a repressão nos organizamos, nos apoiamos mutuamente e fazemos frente a sua violência institucionalizada.

Na quarta-feira, 22 de março, aconteceu o julgamento de uma das pessoas detidas na manifestação de 31 de julho de 2016, que pedia o cancelamento imediato do contrato da Fundazoo-Minae, o fechamento progressivo e definitivo dos 2 zoológicos estatais (Santa Ana e Simón Bolívar), assim como o translado do leão Kivú. A polícia atacou os manifestantes e sequestrou 3 sem justificação alguma. O companheiro Milton Quesada foi absolvido de todas as acusações, mas ainda falta ver o quê vai acontecer com os proc essos da companheira Catalina Gutiérrez e o companheiro José Solano detidos durante a marcha.

Também o 03, 04, 05 e 06 de abril se realizará o julgamento contra cinco lutadores sociais (Marita Arce, Diego Retana, Adrián Jaén, Denis Solís e Mario Villalobos), que foram detidos em 8 de novembro de 2012 por defender a saúde pública e a Caixa Costarriquense do Seguro Social (CCSS), durante uma manifestação convocada por comunidades de diversas partes do território e encampada pelos movimentos sociais, isto no contexto político onde estavam fechando os EBAIS (centros de saúde) das comunidades e diminuindo o or& ccedil;amento em hospitais. Estas traziam uma folha de petições para entregar à CCSS, mas os diretores de dita instituição decidiram não descer para receber o documento. Devido a isto os manifestantes permaneceram nas ruas exigindo alguma resposta ante a problemática que viviam, no entanto, chegou a polícia a reprimir a manifestação pacífica, golpeando manifestantes e detendo 35 pessoas.

Por estas razões, estendemos um convite a participar e agir, desde o território que cada qual habite, da Jornada Internacional em Solidariedade com os detidos e processados pelo Estado da Costa Rica, pela absolvição dos companheiros que estão passando por julgamentos políticos, assim como contra a repressão estatal. Convite aberto para que tomemos ações desde 1 até o 07 de abril.

Na democracia também se tortura, sequestra e assassina.

Ante a repressão, organização e luta. Ante as injustiças, solidariedade!

Ante esta situação, o que se pode fazer?

• Convidamos as organizações e pessoas solidárias para que organizem manifestações nas embaixadas e consulados da Costa Rica, para entregar comunicados que peçam a absolvição das pessoas processadas.

• Enviar correios eletrônicos pedindo a absolvição para os endereços:

adelibertad@openmailbox.org e criminalizacionprotestasocial@gmail.com

• Enviar fotos com mensagens que peçam a absolvição das pessoas processadas ou contra a repressão do Estado. Se deseja agregar o território que habitam e se é de alguma organização, ou o que queira.

• Se realiza alguma ação por favor comunique aos correios: adelibertad@openmailbox.org e criminalizacionprotestasocial@gmail.com

Para quê?

• Para pedir a absolvição das pessoas detidas e processadas por lutar, pelos 5 lutadores sociais que vão a julgamento de 3 a 6 de abril por defender a saúde pública, pelos detidos na marcha pelo fechamento do zoológico Simón Bolívar, pelos camponeses de Changuena, por Orlando Barrantes, por Paulina Briones, pelos animalistas detidos em abril de 2016, e por todas as outras pessoas lutadoras sociais detidas na Costa Rica que enfrentam processos judiciais por exercer a livre expressão para lutar por todos. Exigimos sua absolvição imediata.

Para mais informação, escrever a: criminalizacionprotestasocial@gmail.com

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/10/19/costa-rica-comunicado-resistencia-solidaria-ante-as-violentas-agressoes-a-indigenas-em-cabagra/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/08/01/costa-rica-san-jose-tres-anarquistas-sao-detidos-em-marcha-contra-zoologico-simon-bolivar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/12/01/costa-rica-sergio-rojas-livre-autonomia-terra-e-liberdade/

agência de notícias anarquistas-ana

Sobre mim a lua.
Lá atrás das altas montanhas
outro deve olhá-la.

Alexei Bueno