Chomsky: Depois da morte de Chávez a corrupção e o roubo na Venezuela foram extremos

chomsky-depois-da-morte-de-chavez-a-corrupcao-e-1

 

O professor de linguística do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e guru da esquerda Noam Chomsky comentou o fracasso do socialismo na América Latina em uma entrevista ao portal estadunidense “Democracy Now!”, como parte de seu processo de ruptura com o governo que em algum momento apoiou, o de Hugo Chávez. Publicamos o texto completo.

Texto em:

http://www.realclearpolitics.com/video/2017/04/05/chomsky_latin_american_socialists_in_venezuela_cuba_brazil_have_failed_to_build_sustainable_economies.html

No Equador, o candidato governista Lenin Moreno derrotou por estreita margem o ex-banqueiro direitista Guillermo Lasso na votação presidencial no segundo turno de domingo. A eleição é vista como atípica ante a recente tendência na América Latina. Para mais informações sobre a política no Equador, Brasil, Venezuela e toda América Latina, falamos com Noam Chomsky, dissidente político de renome mundial, linguista e autor”.

Juan González > Gostaria de lhe perguntar sobre a América Latina. Tivemos um período de uns 10 anos com enormes progressos sociais na América Latina: todos esses governos de mentalidade social, a redução da desigualdade, a única parte do mundo onde não existem armas nucleares. E agora, no entanto, temos visto nos últimos anos um retrocesso. Muitos governos populares, com exceção do Equador, recentemente foram expulsos de seus cargos, e existe uma crise cada vez mais profunda na Venezuela. Parece-lhe que depois do que passou, depois de tantas promessas, de repente a região está retrocedendo?

Noam Chomsky < Bom, havia… houve progressos reais. Mas os governos de esquerda não aproveitaram a oportunidade que tinha para tentar criar economias sustentáveis e viáveis. Quase todos – Brasil, Venezuela, outros como Argentina – se apoiaram na subida do preço das matérias primas, que é um fenômeno temporal. Os preços das matérias primas subiram, principalmente, devido ao crecimento da China.

Assim ocorreu o aumento do preço do petróleo, da soja, e assim, sucessivamente. E ao invés de tratar de desenvolver uma economia sustentável com a manufatura, a agricultura e assim por diante – como a Venezuela é potencialmente um país agrícola rico – mas não o fizeram, simplesmente confiando nas commodities, matérias primas que podiam exportar. Isso é muito prejudicial, não apenas é um fracasso como é um modelo de desenvolvimento prejudicial, porque, por exemplo, quando exporta cereais para a China, digamos, ela lhes exportava bens de manufatura e isso atingia suas indústrias manufatureiras. E isso é mais ou menos o que está ocorrendo.

Além do que, havia uma grande corrupção. É simplesmente… doloroso ver o Partido dos Trabalhadores do Brasil, que realizou medidas significativas, simplesmente, simplesmente não podiam manter suas mãos fora do cesto. Se uniram a elite extremamente corrupta, que está roubando a todo o momento, e também participaram, o que lhes gerou descrédito. E existe uma reação. Não acredito, porém, que o jogo tenha terminado.

Existiram sucessos reais realizados e acredito que muitos deles se manterão. Mas existe uma regressão. Terão que retomá-los, com forças mais honestas das que existem agora, sendo que, em primeiro lugar, terão de reconhecer a necessidade de desenvolver a economia de uma maneira que tenha uma base sólida, não apenas baseada em matérias primas e nas exportações e, em segundo lugar, que sejam suficientemente honestos para realizarem programas decentes sem roubar o público ao mesmo tempo.

Amy Goldman > O que ocorre na Venezuela?

Noam Chomsky < A Venezuela é realmente uma situação de desastre. A economia se baseia grandemente no petróleo, provavelmente em uma maior medida do que no passado. E existe a corrupção, o roubo, etc., foram extremos, especialmente depois da morte de Chávez. Mas se olharmos, digamos, o Índice de Desenvolvimento Humano das Nações Unidas, a Venezuela está melhor localizada do que o Brasil. No entanto, existem esperanças e possibilidades de reconstrução e desenvolvimento. Mas a promessa dos primeiros anos se p erdeu consideravelmente.

Fonte: http://periodicoellibertario.blogspot.com.br/2017/04/chomsky-despues-de-la-muerte-de-chavez.html

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/07/venezuela-anatema-anarquista-de-luta-contra-a-ditadura/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/05/declaracao-do-el-libertario-ultrapassar-os-partidos-politicos-para-enfrentar-a-crise-e-construir-uma-nova-venezuela/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/04/colombia-o-silencio-progre-sobre-a-venezuela/

agência de notícias anarquistas-ana

chuva fina
tarde esfria
todo o lago se arrepia

Alonso Alvarez