Nota de apoio ao povo e aos anarquistas venezuelanos

nota-de-apoio-ao-povo-e-aos-anarquistas-venezuel-1

 

Por Iniciativa Federalista Anarquista, associada à International Anarchiste Federation

Desde a queda acentuada no preço do barril de petróleo, a Venezuela mergulha mais profundamente em uma crise econômica e social que coloca grandes parcelas da população local em conflito direto com o Estado venezuelano. Escancara-se então o caráter repressivo do regime implantado naquele país, desde o governo de Hugo Chávez e agora sob o comando de Nicolás Maduro. A cada dia chegam relatos de grupamentos anarquistas venezuelanos e de outras regiões da América Latina – o qual sua maior expressã ;o sejam as páginas do periódico El Libertario – e nos trazem o conhecimento das duras penas que têm vivido os povos da Venezuela.

A repressão às manifestações desmascara um Estado militarizado que tem se sustentado no discurso do “poder popular” e massacrado os que discordam de sua posição entreguista ao grande capital transnacional petroleiro e financeiro, como os acordos com a Chevron e a IIRSA (Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional da América do Sul). O governo Maduro e seus asseclas buscam desesperadamente se agarrar ao poder que lhe resta, ainda que para manter a ordem social lance mão do indiciamento de civis em tribunais militares, a formação de milícias paramilitares de extermínio, a manipulação de fotos e informações, além da ameaça constante do desabastecimento de víveres e das necessidades mais básicas da população.

A IFA-BR (Iniciativa Federalista Anarquista-Brasil) expressa nossa mais profunda solidariedade aos que tem se levantado por mudanças profundas na sociedade venezuelana de caráter anarquista. Não por aqueles que o fazem por joguetes políticos, partidários e tramas de camarilha, nem pela burguesia e nem pelos burocratas militarizados que portam a bandeira da suposta revolução bolivariana. Juntamos-nos aos trabalhadores, estudantes, comunidades indígenas, grupamentos anarquistas, autônomos e toda a expressão legíti ma daqueles que têm se posicionado desde baixo em um apelo necessário e “desesperado” por uma ruptura profunda diante das calamidades e da repressão inaceitável a qual estão expostos. É com estes que segue nossa solidariedade e nosso mais profundo respeito e solidari edade além fronteiras.

Conclamamos indivíduos e coletivos anarquistas e libertários do Brasil, da América Latina e do Mundo que deem apoio através de boicotes, manifestações, que demonstrem sua solidariedade através de cartas, notícias e denúncias fortalecendo a resistência e a luta dos agrupamentos que enfrentam o governo de exceção de Maduro e denunciem o Estado militarizado venezuelano que reprime a população.

Abaixo deixamos alguma compilação de links com informações sobre o quadro atual da Venezuela sob a perspectiva dos anarquistas e libertários. Conclamamos ainda aos companheiros e companheiras que estejam atentos a estas informações para que não caiamos na armadilha de fazer do apoio e da solidariedade apenas uma palavra vazia.

Abaixo os militares.

Abaixo os capitalistas.

Pela justiça social, pela conquista da liberdade a toda gente que resisti e luta na Venezuela.

Notícias do terrível quadro na Venezuela:

http://venezuela-centro.contrapoder.net.ve/?lang=es

http://red-anarquista.contrapoder.org.ve/

https://colectivovisionlibertaria.blogspot.com/

https://twitter.com/IndyVnzlaCentro

https://venezuelaantipetrolera.blogspot.com

https://rafaeluzcategui.wordpress.com/

http://periodicoellibertario.blogspot.com.br/2017/05/justicia-militar-formula.html

http://periodicoellibertario.blogspot.com.br/2017/02/cartografia-del-fracaso-chavomadurista.html

http://periodicoellibertario.blogspot.com.br/search?q=chevron&max-results=11

https://noticiasyanarquia.blogspot.com/2017/04/venezuela-anarquistas-se-pronuncian.html

Acordo comercial do Cone Sul:

http://www.iirsa.org/

Iniciativa Federalista Anarquista (IFA-BR)

E-mail: inciativafa-bra@riseup.net

Site: http://anarkio.net/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/05/11/chamado-desde-a-venezuela-aos-anarquistas-da-america-latina-e-do-mundo-a-solidariedade-e-muito-mais-que-uma-palavra-escrita/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/18/venezuela-pronunciamento-anarquista-contra-a-carta-democratica-interamericana-e-o-estado/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/04/05/declaracao-do-el-libertario-ultrapassar-os-partidos-politicos-para-enfrentar-a-crise-e-construir-uma-nova-venezuela/

agência de notícias anarquistas-ana

A morte da folha
leva consigo o mistério
que renova a vida

António Barroso Cruz