Por Que O Século XXI Precisa De Tolstói?

por-que-o-seculo-xxi-precisa-de-tolstoi-1

A editora Via Leitura lança o clássico De Quanta Terra Precisa um Homem, de Liev Tolstói, no qual fala sobre o destino de um pobre camponês ganancioso

Ambição e riqueza: Até onde um homem pode ir?

Pra começar a inserir em seu catálogo a literatura russa, a Via Leitura lança a clássica obra De Quanta Terra Precisa um Homem, do renomado mestre literário russo Liev Tolstói. Considerado um dos maiores nomes da literatura mundial, o escritor é reconhecido por defender o pacifismo e uma vida mais modesta.

A obra lançada neste mês pela Via Leitura alude exatamente aos questionamentos de vida de Tolstói, pois neste título ele discorre sobre as ambições humanas e o orgulho das pessoas, que tornam os objetos mais importantes que os próprios princípios. Trata-se de uma tradução distinta, de um conteúdo de grande valor literário, além de se mostrar atemporal considerando que cada vez mais o homem se torna ganancioso.

O livro trata-se de um conto sobre Pahóm, um camponês simples, que acaba por escutar uma conversa entre sua mulher e a cunhada sobre as vantagens e desvantagens de viver no campo versus cidade, e chega à conclusão que a solução para se viver bem é possuir terras.

Tentado pela ambição, Pahóm desafia o Diabo: “Tivéssemos o suficiente (terra), nem mesmo o Diabo eu temeria!”. A partir disso, o próprio Diabo lança o desafio e permite que o pobre camponês obtenha muitas terras. O desfecho, surpreendente leva o leitor a repensar quais são os verdadeiros valores na vida. Esta história mostra o quanto a vaidade e cobiça podem levar o homem ao fundo do poço. Enfim, De Quanta Terra Precisa um Homem?

Tolstói, que foi um especialista em criar enredos sóbrios e cheios de observações do comportamento humano, teceu este conto com um desfecho imperdível!

Sobre o autor: Liev Tolstói (1828- 1910) destacou-se no panteão dos grandes mestres russos da literatura do século XIX, ao lado de nomes como Dostoiévski, Turgueniev e Tchecov. Não bastasse a honra de ser um dos proeminentes de um círculo tão grandioso de escritores, Tolstói foi um ativista ferrenho do pacifismo, propagandeando durante toda a sua velhice os benefícios de uma vida simples e próxima da natureza. Atormentado por questões familiares, fugiu de casa aos 82 anos, falecendo de pneumonia, sozinho, em uma estação de trem. Suas obras de maior destaque são Guerra e Paz e Anna Karenina.

De Quanta Terra Precisa Um Homem

Editora: Via Leitura (Edipro)

Preço: R$ 25

ISBN: 9788567097411

Edição: 1ª edição, 2017

Tamanho: 13,5×17

Número de páginas: 80

Fonte: https://cultura.vistolivre.com/noticias/livros/89/por-que-o-seculo-xxi-precisa-de-tolstoi.html

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/02/10/ressurreicao-de-liev-tolstoi-e-aula-sobre-as-injusticas-da-pena-de-prisao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/09/04/a-caminhada-de-liev-tolstoi-pelo-planeta-terra/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2015/11/23/no-dia-20-de-novembro-de-1910-morreu-leon-tolstoi-um-dos-mais-influentes-escritores-russos/

agência de notícias anarquistas-ana

Árvore morta
no galho seco
uma orquídea

Alexandre Brito