Agência de Notícias Anarquistas
Browse: Home / 2017 / Julho / 07 / [Grécia] Texto de autoapresentação da coletividade teatral anarquista Hybris

[Grécia] Texto de autoapresentação da coletividade teatral anarquista Hybris

By A.N.A. on 7 de Julho de 2017

grecia-texto-de-autoapresentacao-da-coletividade-1

 

“Qualquer ousado intento de provocar uma grande mudança nas condições existentes, qualquer nobre visão de novas possibilidades para a raça humana, foram etiquetados como utópicos”.

Como anarquistas, cujo fim é a criação de uma sociedade diferente, agregamos uma arma nova em nosso arsenal: o discurso teatral. Concretamente, para nós o teatro constitui um meio de despertar consciências e de mantê-las despertas, tendo como objetivo a edificação de uma sociedade anti-hierárquica cujas leis sejam iguais para todos e na quais todos terão o mesmo valor. Em nossos dias, a arte em geral, e o teatro em específico, são produtos da exploração cada vez mais dura, da mercantiliza&cce dil;ão e dos meios de manipulação. Os partidários de um teatro semelhante que semeia o racismo, o nacionalismo, o ódio, a homofobia e o patriarcado, enquanto que não deixam de elogiar o atual estado social e político da voracidade neoliberal como única alternativa existente. De tal maneira, como o pretexto da sátira, promovem a culpabilização do trabalhador de baixo nível econômico.

A coletividade teatral anarquista Hybris propõe a resistência e a luta contra a alienação e a decadência. Lutamos e criamos focos de ação e solidariedade. Opomos-nos a qualquer tipo de discriminação baseada na nacionalidade, religião, raça e sexo. Somos relutantes a qualquer relação de exploração, autoritária ou outra, procedente, reproduzida ou imposta e perpetuada pelos vários mecanismos de repressão estatal, direta ou indiretamente, e pelos que a exercem. Apoiam os todas as estruturas, okupas e coletividades que funcionem de uma maneira horizontal, anti-hierárquica, tendo em conta os princípios da solidariedade e da autogestão, contra os patrocinadores, as subvenções estatais e a União Europeia, bem como contra os interesses econômicos cujo fim é o lucro. O objetivo da coletividade teatral anarquista Hybris é ser parte integrante do movimento revolucionário, social e de classe.

Consideramos que a razão de existência da arte não é servir a elite nem limitar-se a um ciclo fechado de “esquerdistas” fãs de arte. Ao contrário, seu objetivo principal é dar mais força e o impulso necessário para derrubar a percepção da consciência sobre as necessidades reais do ser humano e da sociedade.

O discurso teatral, estando intimamente ligado ao discurso político, pode colocar em destaque várias questões atuais, submetendo o espectador a um processo de conexão de suas propriedades como ser político, trabalhador, como ser humano, como transmissor e receptor de arte, re-estruturando a percepção fragmentada da sociedade e do indivíduo, assim como a interrelação entre eles.

Dirigimos-nos à todos que desejam lutar junto conosco, criar coisas junto conosco, no marco das múltiplas formas de arte e ação, com o fim de fusionar e apresentar o resultado desse projeto no âmbito da ação e do discurso teatral.

“O bastião mais forte do Poder é a uniformidade, o mínimo desvio dela é o maior crime”.

Nós nos declaramos criminosos.

Coletividade teatral anarquista Hybris

O texto em grego:

https://athens.indymedia.org/post/1575602/

O texto em castelhano:

http://verba-volant.info/es/texto-de-auto-presentacion-de-la-colectividad-teatral-anarquista-hybris/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Luz do luar –
As águas brilhando
no véu da cachoeira!

Mayara Letícia da Cunha Lopes – 10 anos

Compartilhe: on Twitter on Facebook on Google+

Posted in Arte, Cultura e Literatura, Educação, Geral, Grécia, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Grécia

« Previous Next »

Copyleft © 2022 Agência de Notícias Anarquistas. RSS: Notícias, Comentários