Livro ilustrado da personagem Elichat será lançado nesta sexta em Porto Alegre (RS)

livro-ilustrado-da-personagem-elichat-sera-lanca-1

 

Sem idade, mas com ares infantis, a jovem representa a liberdade e o anarquismo

A personagem Elichat, que pode ser vista em arte espalhadas pelas ruas de Porto Alegre (RS), agora ganha livro, com lançamento, nesta sexta-feira, às 19h, no Café Cartum (José do Patrocínio, 637). O artista Lucas Leite apresenta uma publicação somente com desenhos com a personagem filha das ruas, irmã dos felinos, que pensa que é gato, mas não tem bigode e nem rabo. Sem idade, mas com ares infantis, representa a liberdade e o anarquismo. O convite é ir vestido com roupa de listrinhas para homenagear a pequena.

Serão somente 200 exemplares, feitos de forma artesanal. Todos os recortes foram realizados analogicamente, assim como os desenhos. A impressão é na técnica risográfica e a montagem do material foi feita pela Editora Deriva. Cada livreto vem dentro de uma embalagem, feita e bordada à mão. Lucas Leite diz que esse é um livro só de imagens, feito com ilustrações e colagens, que incluem algumas fotografias feitas na rua, em Porto Alegre, inclusive.

Também foram usadas imagens de outros livros e de filmes. O artista relata que gosta muito de andar por várias linguagens e técnicas de expressão, passando pela serigrafia, xilogravura, giz pastel, grafitte, stencil, costura e colagem. Seu foco é desenvolver todas as etapas do processo artístico. Ele percebe a Elichat como uma personagem que já possui existência própria e ao falar dela trata-a como se fosse uma menina com existência real, por isso, a inclui na conversa: “a gente” participa de feiras grá ficas ao longo do ano. E o livro não é assinado, o nome de Lucas não aparece em nenhum lugar, só o da Elichat.

Morando em Porto Alegre, desde 2012, Leite nasceu em Araruama, região dos lagos do Rio de Janeiro. Estudou Belas Artes e largou a faculdade para se mudar para Porto Alegre e desenvolver o projeto da Elichat. Conta que queria uma cidade não tão grande quanto o Rio de Janeiro para desenvolver essa ideia que já tinha dentro da Universidade, mas que não tinha espaço para mostrar livremente. “Principalmente, uma cidade onde as pessoas conseguissem entender que a Elichat é uma narrativa urbana, e não somente uma figura solta”, ressalta. Para ele, por aqui, isso acontece. “As pessoas veem ela em diferentes situações e contextos”.

Fonte: http://www.correiodopovo.com.br/ArteAgenda/Variedades/Livro/2017/6/621083/Livro-ilustrado-da-personagem-Elichat-sera-lancado-nesta-sexta-em-Porto-Alegre

agência de notícias anarquistas-ana

No céu azul
parecendo pequenina
a grande gaivota.

Paula Lima Castanheira – 13 anos