Grupo punk faz protesto contra o serviço militar

grupo-punk-faz-protesto-contra-o-servico-militar-1

 

Memória: Deu na Folha de S. Paulo, 8 de setembro de 1994.

Os punks foram um espetáculo à parte no desfile da Avenida Tiradentes, em São Paulo. Com punhos cerrados, gritaram e exibiram faixas de protesto contra a obrigatoriedade do serviço militar e gastos do governo com armamentos.

Os cerca de 50 punks, com cadeados, correntes e principalmente desaforos a policiais, limitaram-se a se manifestar, no entanto, no trecho da Tiradentes perto do Jardim da Luz. Um cordão de policiais militares intimidou-os e eles se contentaram em desfilar em direção à Estação Luz.

Os manifestantes se classificaram como anarco-punks ou punks anarquistas. Desde 1985, o punk Carlinhos, de 23 anos, vai aos desfiles do 7 de Setembro. Sempre para protestar contra o serviço militar. Pedreiro por profissão, ele afirma que a efervescência anti-Collor não o abala. “Sou contra qualquer governo, protesto contra todos eles.”

O vendedor Ivan de Souza, de 23 anos, mostrava um habeas corpus antecipado para evitar que fosse preso, como no ano passado. “É o nosso direito de expressão”, afirmava.

Em Salvador, um grupo de 20 punks também organizou um protesto durante o desfile de 7 de Setembro. Com faixas e cartazes, os punks defendiam o voto nulo e criticavam as Forças Armadas. Não houve incidentes. Eles só foram incomodados por cabos eleitorais de partidos de esquerda, que queriam a retirada das faixas pedindo voto nulo.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/07/anarquistas-sao-presos-em-sao-paulo/

agência de notícias anarquistas-ana

a vida é lida
ou vira
casca de ferida

Jandira Mingarelli