[Chile] Lançamento da revista Simbiosis, Interseccionalidade pela liberação total

O primeiro número da revista Simbiosis será lançado no 6º Encontro do Livro e da Propaganda Anarquista de Santiago, que rola nos 14 e 15 de outubro. A seguir, reproduzimos o primeiro editorial da publicação antiautoritária centrada no especismo.

Editorial Simbiosis

Em mais de uma ocasião nos encontramos em discussões onde mais de um companheiro cataloga de lutas parciais ou secundárias a todas aquelas que considera de menor importância, afirmando que deveria centra-se o foco na grande luta antiautoritária contra o Estado e o capital. Escutamos em mais de uma ocasião que o consumo de carne não é algo tão importante, como também que o feminismo prejudicou o entorno anarquista. Temos visto como uma e outra vez, se tem negado o caráter político do pessoal e cotidiano. Assim nós mesmas temos sido testemunhas de como antiautoritários defendem certas formas de autoridade.

As origens da palavra simbiose se encontram nas ciências biológicas, onde tem sido cunhada para nomear certas formas de convivência interespécie. Na qual duas espécies tem uma relação que não afeta de forma negativa a nenhuma das duas, mas que ao contrário, ambas poderiam beneficiar-se desta relação. Este mesmo conceito tem sido utilizado pelas ciências sociais para nomear às relações sociais baseadas no apoio mútuo.

Compreendemos a ideia da interseccionalidade como a solidariedade e complementaridade das distintas lutas. Por isto negamos a existência de lutas parciais ou secundárias, reduzir ou invisibilizar as lutas que nos parecem menos importantes ou que nos afetam com menor intensidade, é seguir o jogo da dominação, é assumir formas de exploração/dominação/autoridade e justificá-las em nosso próprio benefício. Nossa postura é apontar para a liberação total, até que todos sejamos alegremente livres.

Este é o primeiro número da revista simbiosis, o qual tem como foco principal o especismo, forma de exploração que tem beneficiado durante séculos a nós os humanos. Nossa ideia é problematizar nossas práticas cotidianas, essas que tantos se tem negado a questionar, defendendo seus privilégios. Não buscamos fazer uma apologia ao veganismo, mas buscamos reivindicar o antiespecismo de modo a confrontar o poder, a dominação e a autoridade. Não existem lutas parciais, todas são parte da grande luta contra as distintas formas de autoridade.

O chamado é a combater toda forma de exploração e autoridade, pela liberação total!

Até que todas as jaulas sejam destruídas!

Coletivo editorial

Revista Simbiosis – Interseccionalidade pela liberação total

revistasimbiosisblog.wordpress.com

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/09/19/chile-6o-encontro-do-livro-e-da-propaganda-anarquista-de-santiago-4-e-15-de-outubro/

agência de notícias anarquistas-ana

viagem de trem
entre as estações
a primavera

Joaquim Pedro