[Chile] Lançamento: “Rojo pendón, negro color”

Editorial Eleuterio (Santiago do Chile) e Ediciones Libres (San José da Costa Rica) convidam ao lançamento do novo título da coleção Tiempos Ácratas: “Rojo pendón, negro color. Reflexiones sobre la revolución y guerra civil españolas (1936-1939)”, do sociólogo e professor Rogelio Cedeño Castro (Costa Rica, 1946).

A medida que transcorrem as décadas, as perspectivas históricas vão mudando e, ainda que resulte complexo lidar contra a perda da memória e a apatia política de novas gerações, resulta sempre essencial revolver sobre o passado para sacudir os mantos do esquecimento e oxigenar nossa experiência social. Por exemplo, no caso particular do acontecimento referido neste livro, a bibliografia é das mais amplas em relação a estudos históricos e culturais do século XX, calculando-se um número aproximado de quarenta mil títulos que estão aumentando. De fato, dentro das mesmas fontes anarquistas, entre livros, folhetos e periódicos, podemos rastrear centenas de publicações em diversas línguas.

No entanto, isto não significa que devemos ficar com o já escrito ou com os estudos mais acabados e densos. Entre os estilos de escrita, a reflexão e o ensaio sempre são motores para dialogar e abrir caminhos até outras fontes e experiências similares, o que afinal de contas constitui um modo de compreender as expressões do pensamento livre e a ação socialista através dos tempos e, portanto, um modo de construir nossa consciência histórica.

Com o ímpeto de seguir encorajando a união de nossos territórios mediante os livros, convidamos à leitura e o debate em torno a semelhanças de Rogelio Cedeño Castro.

O lançamento do livro está programado para quinta-feira, 12 de outubro, às 19 horas, na sede do Sindicato de Trabalhadores de Lojas Bata, situado em Almirante Simpson 70, a quadras do Metrô Baquedano, na comuna de Providencia. Contaremos com a presença de seu autor, que se encontra de visita no Chile, e de integrantes do Grupo de Estudos José Domingo Gómez Rojas, que comentarão a obra acompanhados de apresentações audiovisuais relacionadas à Guerra Civil e Revolução Espanhola.

Mais infos:

eleuterio.grupogomezrojas.org

eleuterio@grupogomezrojas.org

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Primavera
prima-flor desabrocha
obra-prima

Luciana Bortoletto