[Reino Unido] Resumo dos centros sociais

Mesmo com seu pequeno, mas geral empobrecimento, o movimento socialista libertário ainda consegue administrar uma grande quantidade de imóveis pelo Reino Unido. Todos não hierarquizados, para e pelo povo das cidades em que vivemos. Cooperativas habitacionais, livrarias, oficinas de bicicletas, arquivos, distribuições, impressoras, entre outros serviços fazem parte do conjunto coletivo. A Freedom News reuniu 15 excelentes centros e espaços sociais radicais nos últimos meses, veja a lista.

> 1in12 Club, Bradford BD1 2LY: O espaço, o mais antigo centro social ativo do Reino Unido (o prédio Freedom é ainda mais antigo, mas seu uso como espaço comunitário é instável), está planejando uma grande festa de aniversário em 2018, para reunir mais pessoas em eventos/planos no futuro.

> Cowley Club, Brighton BN1 4JA: Recentemente o coletivo passou por dificuldades e agora está captando recursos para pagar enormes taxas e uma reforma no telhado, feita tanto através de doações quanto de investimentos com empréstimos. Ainda assim, está agitando as listas de eventos e permanece como um centro importante para os grupos esquerdistas da cidade.

> Kebele, Bristol BS5 6JY: Está de volta após uma pausa em agosto, completando mais de 21 anos! Tem realizado muitos encontros nos últimos meses, embora pudesse haver mais culinária para o café vegano.

> Ace, Edinburgh EH7 5HA: Como sempre, o Centro Autônomo de Edimburgo está envolvido no núcleo do radicalismo progressivo da cidade. Há pouco tempo, realizou um dia de portas abertas para encorajar novos voluntários, enquanto continua a apoiar um espaço de livraria radical e diversos eventos.

> Wharf Chambers (Middle Floor), Leeds LS2 7EQ: Em parte gerido por voluntários, em parte por cooperativismo, a Wharf Chambers recentemente inaugurou a Middle Floor, um espaço reservável durante o dia e início da noite para conversas, workshops, encontros, aulas de ginástica, exibição de filmes, entre outros.

> News From Nowhere, Liverpool L1 4HY: Os funcionários trabalharam com outros grupos na organização da primeira feira de livros anarquistas de Liverpool em abril, além de coordenarem o Food not Bombs – e aulas de conversação de inglês serão realizadas em breve!

> London Action Resource Centre, London E1 1ES: Recentemente prepararam uma nova cozinha e uma nova pintura.

> Decentre, London E1 7QX: O espaço do segundo andar que o Freedom Building Group mantém para uso público e eventos está atualmente em um hiato, mas o plano é que volte a funcionar nas próximas semanas. Além da reforma importante do ano passado, que colocou cadeiras confortáveis, mesas, tapetes e um pequeno bar, agora há também um computador com internet e impressora, que podem ser usados de graça. Peça informações à livraria do térreo sobre reservas noturnas.

> Common House, London E2 9QG: Concluiu com sucesso um grande apelo para financiamento, depois de perder sua maior fonte de renda inesperadamente. Seus planos agora são em longo prazo. A vantagem de suas eventualidades foi que o perfil do grande espaço foi impulsionado consideravelmente.

> Mayday rooms, London EC4Y 1DH: Está mais ocupado do que nunca no coração da capital. Atualmente seu trabalho de arquivamento está organizando a coleção Lucas Plan. Este mês, o coletivo começou o dia mensal de discussão para tratar dos problemas do arquivamento radical, seguido por férias de verão mais do que merecidas.

> DIY Space For London, London SE15 1TF: Recentemente o espaço vazio se transformou em dois e todos se divertiram muito na festa de comemoração. Seu encontro anual discutiu bastante sobre finanças, planos futuros e outros assuntos, reportando um aumento de 136% no faturamento.

> Partisan, Manchester M4 4FY: O espaço foi fundado com sucesso, fazendo de tudo para ser um lugar encantador, aberto para uma grande variedade de causas progressivas. Agora o Partisan quer captar recursos para passar ao próximo nível e se tornar uma instalação permanente na cidade para grupos radicais. O coletivo busca conseguir uma licença permanente, tornar o espaço mais acessível, organizar um sistema de som para o local e, é claro, melhorar o isolamento sonoro.

> Star and Shadow, Newcastle NE2 1BB: Após terem que se mudar das suas antigas instalações, o time decidiu ir ainda mais longe e construir um cinema e espaço social completamente novos! As reformas estão indo bem e o ambicioso projeto está buscando por voluntários.

> Sumac Centre, Nottingham NG7 6HX: Este ano, muitas pessoas dedicaram bastante tempo e energia para reformar a área do bar e em setembro será feita a colheita da farta plantação do seu jardim comunitário.

> Blackcurrent Centre, Northampton NN1 4JQ: Voltou à lista de centros sociais após um hiato. Está funcionando “mais como uma cooperativa habitacional” no momento, mas deve se tornar mais acessível no futuro.

Muitos dos centros mencionados acima são membros da rede de centros sociais radicais. Planos para uma possível reunião estão em andamento, fique ligado!

Fonte: https://freedomnews.org.uk/the-social-centres-roundup/

Tradução > Amanda Laet (linkedin.com/in/amanda-laet-8733ba114)

agência de notícias anarquistas-ana

De terninho preto
Lá se vai a andorinha —
Viajante dos trópicos

Tony Marques