Agência de Notícias Anarquistas
Browse: Home / 2018 / julho / 13 / [Colômbia] Por um esporte sem lucro ou competição. Primeiro torneio anticapitalista de micro-futebol

[Colômbia] Por um esporte sem lucro ou competição. Primeiro torneio anticapitalista de micro-futebol

By A.N.A. on 13 de julho de 2018

colombia-por-um-esporte-sem-lucro-ou-competicao-1

por Walter Guadalupe

O maior show de futebol está chegando ao fim. Na retina e mentes de milhões de pessoas permanecerá gravada imagens de lances, gols e jogos das seleções nacionais na Copa do Mundo da Rússia 2018. A evocação da bola rolando pelos mega estádios russos será acompanhada não só de júbilo, luzes e entretenimento desportivo, mas do constante bombardeio publicitário de grandes marcas de produtos de multinacionais, a exaltação da cultura televisiva, a imposição de um espírito nacionalista e do machismo; em suma, a memória viva da relação entre esporte e capitalismo.

De fato, os eventos esportivos mundiais, especialmente o futebol, tornaram-se uma das formas mais fortes em que o capitalismo usa para legitimar e reproduzir sua dominação social e econômica de algumas classes em detrimento de outras, transmitindo valores como o consumismo cego, o racismo, o estatismo, a competição, o sexismo, a passividade e a anomia social.

A hegemonia desses valores, reproduzidos e explorados pelo futebol, gera tal alienação que atua como um bálsamo diante das misérias do mundo. Basta, por enquanto, mencionar que, enquanto a seleção da Colômbia era eliminada por sua similar da Inglaterra, no departamento de Cauca foram massacradas sete pessoas, uma situação que agrava ainda mais a crescente perseguição, criminalização e assassinato de combatentes sociais, tanto na região de Cauca como no resto do país. Este evento foi invisibilizado pela mídia de massa, já que a agenda da mídia foi marcada pela “dor” e pela “tristeza” de ver a “seleção” permanecer fora do mundial. A ideia é clara: a morte de camponeses pobres não enche manchetes.

Agora, cansado/as e irritado/as pela mercantilização do esporte e dos valores impostos pela hegemonia capitalista, em 7 de julho, na cidade de Medellín, foi realizado o Primeiro Torneio de micro-futebol anticapitalista. Iniciativa materializada pelos companheiros/as da Casa Cultural “El Hormiguero” [espaço anarquista].

O objetivo é claro: passar da crítica à ação. Realizar um torneio de micro-futebol com cores anticapitalistas, o que leva a contestar e confrontar a exaltação do lucro, o esporte de elite, o individualismo, o desejo de impor uma superioridade sobre os “fracos”, subvertendo e plantando interrupções ao mercantilismo e sua feroz competição, nos reapropriando do futebol como uma prática esportiva coletiva, diversa e solidária.

Com a participação de quatro equipes mistas, sem a presença de árbitros, sem técnicos ou capitães, sem prêmios ou reconhecimento por “talentos”, com o propósito de recriar várias formas de relacionamento, onde a solidariedade, a autogestão, o respeito e o apoio mútuo são constituídos em princípios de uma vida solidária e oposta ao show capitalista; foi criado um cenário para reafirmar a possibilidade de reconstrução de formas organizacionais alternativas que permitam enfrentar a voragem neoliberal.

Vale ressaltar que o custo de inscrição por equipe foi utilizado para hidratação (néctar de maracujá com gengibre), alimentos (sancocho vegetariano) e a compra de uma bola. Tudo isso demonstrando tanto o valor da solidariedade como a autogestão, que nos permitem concretizar ações que desvirtuem o lucro e a mercantilização de nossas vidas.

No entanto, a bola não terminou de rolar na Rússia, já que os zeros não param de aumentar nas contas dos mercadores de futebol – incluindo os jogadores -. Enquanto os interesses coloniais, imperiais e capitalistas são consolidados atrás da bola, é necessário que os setores sociais que estão empenhados em transformar realidades determinadas pelo dinheiro, se atrevam a ir para a ofensiva: propondo formas contrárias à barbárie do capital, ativando autonomia e autogestão.

Blog: casaelhormiguero.blogspot.com

FB: TheCulturalHousehold

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/29/argentina-jogos-e-fome/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/27/argentina-panfleto-mundial-e-a-miseria-nada-a-festejar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/30/russia-boicotar-a-copa-do-mundo-e-todos-os-eventos-conectados-a-ela/

agência de notícias anarquistas-ana

Tens frio nos meus braços
Queres que eu aqueça
O vento

Jeanne Painchaud

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Esportes, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Colômbia

« Previous Next »

Sobre

Blog que reproduz as notícias da Agência de Notícias Anarquistas (A.N.A.)

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Twitter, Facebook, Google+ e Mastodon

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações…

Tradução

Colabore conosco neste processo de traduzir notícias para o português.

Contato

a_n_a[arroba]riseup.net

Pesquise

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Mídia
  • Meio Ambiente
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Tags

Alemanha Antifascismo Argentina Atenas Aurora Dourada Canadá Chile CNT Colômbia Cuba Curdistão Direitos Animais Espanha EUA França freemumia Galícia Greve de Fome Grécia Holanda Itália Livro Mumia Abu-Jamal Mundo México neonazismo País Basco Peru Polônia Porto Alegre-RS Portugal Primeiro de Maio Reino Unido República Tcheca Rio de Janeiro-RJ Rússia Solidariedade Suécia Suíça São Paulo São Paulo-SP Turquia Ucrânia Uruguai Venezuela

Arquivo

julho 2018
domsegterquaquisexsáb
« jun ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031 

Comentários

  • Anônimo em [Venezuela] Derrotar a ditadura primeiro, depois construir a democracia direta
  • José Luiz Silveira Ballock em [Rússia] Sinais de tortura vistos em anarquista preso, diz grupo de direitos de Moscou
  • Rafael Padial em [Venezuela] Derrotar a ditadura primeiro, depois construir a democracia direta
  • Anarquista anti-imperialista e classista em [Venezuela] Derrotar a ditadura primeiro, depois construir a democracia direta
  • Byra em [Venezuela] Derrotar a ditadura primeiro, depois construir a democracia direta

Copyleft © 2019 Agência de Notícias Anarquistas. RSS: Notícias, Comentários