Agência de Notícias Anarquistas - ANA
Browse: Home / 2018 / Julho / 13 / [Colômbia] Por um esporte sem lucro ou competição. Primeiro torneio anticapitalista de micro-futebol

[Colômbia] Por um esporte sem lucro ou competição. Primeiro torneio anticapitalista de micro-futebol

By A.N.A. on 13 de Julho de 2018

colombia-por-um-esporte-sem-lucro-ou-competicao-1

por Walter Guadalupe

O maior show de futebol está chegando ao fim. Na retina e mentes de milhões de pessoas permanecerá gravada imagens de lances, gols e jogos das seleções nacionais na Copa do Mundo da Rússia 2018. A evocação da bola rolando pelos mega estádios russos será acompanhada não só de júbilo, luzes e entretenimento desportivo, mas do constante bombardeio publicitário de grandes marcas de produtos de multinacionais, a exaltação da cultura televisiva, a imposição de um espírito nacionalista e do machismo; em suma, a memória viva da relação entre esporte e capitalismo.

De fato, os eventos esportivos mundiais, especialmente o futebol, tornaram-se uma das formas mais fortes em que o capitalismo usa para legitimar e reproduzir sua dominação social e econômica de algumas classes em detrimento de outras, transmitindo valores como o consumismo cego, o racismo, o estatismo, a competição, o sexismo, a passividade e a anomia social.

A hegemonia desses valores, reproduzidos e explorados pelo futebol, gera tal alienação que atua como um bálsamo diante das misérias do mundo. Basta, por enquanto, mencionar que, enquanto a seleção da Colômbia era eliminada por sua similar da Inglaterra, no departamento de Cauca foram massacradas sete pessoas, uma situação que agrava ainda mais a crescente perseguição, criminalização e assassinato de combatentes sociais, tanto na região de Cauca como no resto do país. Este evento foi invisibilizado pela mídia de massa, já que a agenda da mídia foi marcada pela “dor” e pela “tristeza” de ver a “seleção” permanecer fora do mundial. A ideia é clara: a morte de camponeses pobres não enche manchetes.

Agora, cansado/as e irritado/as pela mercantilização do esporte e dos valores impostos pela hegemonia capitalista, em 7 de julho, na cidade de Medellín, foi realizado o Primeiro Torneio de micro-futebol anticapitalista. Iniciativa materializada pelos companheiros/as da Casa Cultural “El Hormiguero” [espaço anarquista].

O objetivo é claro: passar da crítica à ação. Realizar um torneio de micro-futebol com cores anticapitalistas, o que leva a contestar e confrontar a exaltação do lucro, o esporte de elite, o individualismo, o desejo de impor uma superioridade sobre os “fracos”, subvertendo e plantando interrupções ao mercantilismo e sua feroz competição, nos reapropriando do futebol como uma prática esportiva coletiva, diversa e solidária.

Com a participação de quatro equipes mistas, sem a presença de árbitros, sem técnicos ou capitães, sem prêmios ou reconhecimento por “talentos”, com o propósito de recriar várias formas de relacionamento, onde a solidariedade, a autogestão, o respeito e o apoio mútuo são constituídos em princípios de uma vida solidária e oposta ao show capitalista; foi criado um cenário para reafirmar a possibilidade de reconstrução de formas organizacionais alternativas que permitam enfrentar a voragem neoliberal.

Vale ressaltar que o custo de inscrição por equipe foi utilizado para hidratação (néctar de maracujá com gengibre), alimentos (sancocho vegetariano) e a compra de uma bola. Tudo isso demonstrando tanto o valor da solidariedade como a autogestão, que nos permitem concretizar ações que desvirtuem o lucro e a mercantilização de nossas vidas.

No entanto, a bola não terminou de rolar na Rússia, já que os zeros não param de aumentar nas contas dos mercadores de futebol – incluindo os jogadores -. Enquanto os interesses coloniais, imperiais e capitalistas são consolidados atrás da bola, é necessário que os setores sociais que estão empenhados em transformar realidades determinadas pelo dinheiro, se atrevam a ir para a ofensiva: propondo formas contrárias à barbárie do capital, ativando autonomia e autogestão.

Blog: casaelhormiguero.blogspot.com

FB: TheCulturalHousehold

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/29/argentina-jogos-e-fome/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/27/argentina-panfleto-mundial-e-a-miseria-nada-a-festejar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/30/russia-boicotar-a-copa-do-mundo-e-todos-os-eventos-conectados-a-ela/

agência de notícias anarquistas-ana

Tens frio nos meus braços
Queres que eu aqueça
O vento

Jeanne Painchaud

Compartilhe:

Posted in América Latina, Arte, Cultura e Literatura, Esportes, Geral, Movimentos Políticos & Sociais | Tagged Colômbia

« Previous Next »

Sobre

Este espaço tem como objetivo divulgar informações do universo anarquista. Notícias, textos, chamadas, agendas…

Assine

Leia a A.N.A. através do feed RSS ou solicite as notícias por correio eletrônico através do endereço a_n_a[arroba]riseup.net.

O blog também possui sua versão Mastodon.

Participe

Envie notícias, textos, convocatórias, fotos, ilustrações… e colabore conosco traduzindo notícias para o português. a_n_a[arroba]riseup.net

Categorias

  • América Latina
  • Arte, Cultura e Literatura
  • Brasil
  • Discriminação
  • Economia
  • Educação
  • Espaços Autônomos
  • Espanha
  • Esportes
  • Geral
  • Grécia
  • Guerra e Militarismo
  • Meio Ambiente
  • Mídia
  • Mobilidade Urbana
  • Movimentos Políticos & Sociais
  • Mundo
  • Opinião
  • Portugal
  • Postagens Recentes
  • Religião
  • Repressão
  • Sexualidades
  • Tecnologia

Comentários recentes

  1. moésio R. em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera30 de Junho de 2025

    entra neste site: www.imprimaanarquia.com.br

  2. Suzane em Lançamento: “Haikais Libertos”, de Liberto Herrera27 de Junho de 2025

    Parabéns, camarada Liberto! O pessoal da Ana poderia informar como adquirir a obra. Obrigada!

  3. Raiano em [Espanha] Encontro do Livro Anarquista de Salamanca, 8 e 9 de agosto de 202526 de Junho de 2025

    Obrigado pela traduçao

  4. moésio R. em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas9 de Junho de 2025

    Oiapoque/AP, 28 de maio de 2025. De Conselho de Caciques dos Povos Indígenas de Oiapoque – CCPIO CARTA DE REPÚDIO…

  5. Álvaro em Mais de 60 caciques do Oiapoque repudiam exploração de petróleo na Foz do Amazonas7 de Junho de 2025

    A carta não ta disponível

Copyleft © 2025 Agência de Notícias Anarquistas - ANA. RSS: Notícias, Comentários