Uma história oral do anarcopunk em São Paulo – parte 3

uma-historia-oral-do-anarcopunk-em-sao-paulo-par-1

por Eduardo Ribeiro | 27/07/2018

Começa efetivamente o convívio em comunas, as bandas, publicações, as primeiras coletâneas e o punk expande-se para além da música.

Depois que nomearam as suas bandeiras, os anarcopunks se sentiram incomodados com a falta de uma prática da ação direta nos meios tradicionais anarquistas e sindicais. Foi aí que expandiram as ações e o discurso para a defesa de causas específicas. Feminismo, ambientalismo, diversidade de gênero, direitos indígenas… Eram muitas as frentes.

As primeiras reuniões do MAP (Movimento Anarco-Punk) rolavam na Estação da Luz. Por volta das 19h começavam a chegar os punks, agrupando-se nos bancos ou nas escadas com acesso fechado. Nas reuniões rolava troca e distribuição de materiais libertários — fanzines, livros, revistas, panfletos, jornais — e apresentação das correspondências que chegavam na caixa postal do movimento. Os encontros aconteciam ali porque os punks não tinham sede e moravam próximos às estações ferroviárias. Os punks se juntavam, falavam de política, de som, faziam brincadeiras, bebiam goró e compartilhavam alimentos.

Essas reuniões deram início às manifestações e aos ciclos de ações onde foram criados os coletivos e as comunas. Essa atividades incluíam panfletagens no centro da cidade, visitas a órgãos da imprensa para entregar “cartas-abertas” ou protestar, invasão de eventos “do sistema” ou burgueses. Acima de tudo, acreditava-se que isso era a verdadeira identidade do punk.

Na terceira parte desta história oral do anarcopunk em São Paulo, os depoimentos revelam as primeiras preocupações dos coletivos. Nessa época, o convívio anárquico é buscado pela primeira vez em experiências de comunas: as bandas começam a amadurecer, a galera consegue prensar os primeiros vinis na forma de coletâneas e split EPs, descola lugares pra tocar, e ainda se proliferam os zines e publicações anarcopunks, grupos de punkapoeira, teatro, poesia, artesanato e tudo mais. Com a palavra, aqueles que estiveram lá.

>> Para ler a reportagem na íntegra, clique aqui:

https://www.vice.com/pt_br/article/pakpj7/historia-oral-anarcopunk-sao-paulo-parte-3

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/21/uma-historia-oral-do-anarcopunk-em-sao-paulo-parte-2/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/15/uma-historia-oral-do-anarcopunk-em-sao-paulo-parte-1/

agência de notícias anarquistas-ana

Primavera-me
Borboleta anarca
Flui sem dizer nada

Nanû da Silva