[Bulgária] Obituário: Aleksander Nakov (1º de agosto de 1919 – 10 de novembro de 2018)

Dos poucos que conseguiram sobreviver aos horrores dos campos de concentração stalinistas na Bulgária, Aleksander Nakov é talvez o mais representativo da velha geração de anarquistas ativos e comprometidos.

Em sua juventude trabalhou como mineiro em Pernik. Em 1937, sob a influência da revolução social espanhola, iniciou seu ativismo nos movimentos anarquista e esperantista. Foi preso pelo estado fascista em 1941 e depois pelo regime comunista em 1948, quando foi exilado na ilha de Belene.

Foi membro da Bulgara Esperanto-Asocio e da Federação Anarquista Búlgara e colaborou com a revista Bulgara Esperantisto. Foi o autor do livro The dossier of subject no.1218: a Bulgarian anarchist’s story, que fala de sua experiência nas prisões comunistas e sobre outros prisioneiros, companheiros e esperantistas “samideanoj”. O livro foi traduzido do búlgaro para o inglês.

Ele morreu com 99 anos e foi enterrado em Pernik ao lado de sua companheira Kerka.

Que a terra te seja leve, companheiro.

Fonte: http://www.cnt.es/noticias/obituario-aleksander-nakov-1-de-agosto-de-1919-11-de-noviembre-de-2018?fbclid=IwAR2zqR2AQz6N8H0wdWaupN6RsjnMkDN2sYzh5aitLktU5-2mBUEEhZk3O10

agência de notícias anarquistas-ana

Folha de jornal
vem no vento ao meu pescoço;
cachecol de letras.

Anibal Beça