[França] Apelo em apoio aos antifascistas lioneses-as

Dada a extensão do dano e o prejuízo financeiro que resultou da ação da polícia e da justiça, o Grupo Antifascista Lyon e Imediações faz um apelo a vossa solidariedade através de uma vaquinha online.

Caro-as amigo-as, camaradas, simpatizantes que sejam contra a extrema-direita ou ligados às liberdades públicas: nos endereçamos a vocês porque temos necessidade de vosso apoio financeiro.

Camaradas antifascistas sofreram perseguição nessa terça-feira, 13 de novembro de 2018, às 6h da manhã, em seus domicílios ou nos de seus parentes. Eles(as) foram presos durante 24h e foram apresentados diante de um juiz de instrução no final do dia seguinte. Essa custódia policial foi pronunciada por suspeição de:

– degradação: compreende erigir um muro em frente a entrada de um local neo-nazi, o “pavilhão negro”, sede do “Bastion Social”, organização de extrema-direita violenta cujas agitações foram regularmente mostradas pela imprensa;

– ultraje: um cartaz criticando a polícia a alguns metros desse local;

– associação criminosa: entendem que essas degradações foram feitas com preparação, por muitos.

Eles apreenderam todas as nossas roupas que podiam ser consideradas de conotação política. Camisetas estampadas “antifa”, com punho levantado, camisetas de apoio ao comitê Adama, “Verdade e Justiça para Adama”, foram também enviadas à destruição.

E um de nossos camaradas será julgado por se recusar a dar os códigos de encriptação e o PIN de seus telefones e computador.

Durante essas perseguições, os policiais aprenderam todo o nosso material militante. São milhares de adesivos, 600 botons, centenas de cartazes, 4 bandeiras de nossa organização que foram apreendidas e enviadas à destruição.

Por fim, ainda mais chocante, eles nos tomaram muitos livros. É difícil para nós estabelecer uma lista exaustiva. As listas de objetos foram submetidas à assinatura de nossos camaradas mas elas não nos foram comunicadas em seguida.

Visto que há pessoas que duvidam de nossa boa fé, e acham isso extremo, eis os títulos de alguns que sabemos que foram apreendidos e destruídos, pois estavam na lista de destruição, e não somente dos selecionados. Queiram notar que pode haver até 10 exemplares de alguns desses títulos:

– Le théorème de la Hoggra, de Mathieu Rigouste

– La domination policière, de Mathieu Rigouste

– Permis de tuer, do coletivo Angles morts

– Comment la non-violence protège l’Etat, de Peter Gelderloos

– La galaxie, Dieudonné

– Aube Dorée le livre noir du parti nazi grec, de Dimitri Psarras

– La commune du Rojava L’alternative kurde à l’État-nation, Coletivo

– Le guide d’autodéfense numérique, Edition Tahin Party

– Vengeance d’Etat – Villiers-le-Bel, des révoltes aux procès, pelo Coletivo Angles morts

– Pourquoi faut-il punir?, de Catherine Baker

– L’homme et la terre, de Elisée Reclus

– Pirhanas, de Roberto Saviano. (Um romance que não tem nada a ver com isso, mas a escolha insólita é porque o autor é muito engajado contra o ministro do interior Mateo Salvini).

Entre o material militante, as roupas e os livros, o prejuízo financeiro se situa sem dúvida na casa de milhares de euros. A isso devem ser acrescentados os custos da justiça: vários advogados nos defenderam e continuarão o rito judicial até um hipotético processo. Devemos entender que a justiça não tem nenhuma prova de qualquer delito que tenha sido cometido por nossos camaradas. Todas essas razões nos obrigam a abrir uma vaquinha online para fazer frente a essa repressão.

Temos tido muitas mensagens de apoio por toda a França e Europa da parte de indivíduos, grupos políticos ou associações. Nós os agradecemos, isso é muito importante para nós, a solidariedade é nossa força e ela é uma arma para resistir. As tentativas de intimidação deles não nos impressionam, o combate do Grupo Antifascista Lyon e Imediações continua!

Continuaremos a lutar contra a extrema-direita, contra o corte de nossas liberdades, por um mundo sem fronteiras e por mais solidariedade entre todos e todas.

>> O link para a vaquinha online: https://www.lepotcommun.fr/pot/9svw75wb

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/11/16/franca-repressao-policial-contra-o-movimento-antifascista-em-lyon-busca-e-custodia-seis-lyoneses-sao-presos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/04/12/franca-em-lyon-fechamos-o-bastion/

agência de notícias anarquistas-ana

fino fio de fumaça
fere o espaço
com seu perfume

Eliakin Rufino