[Espanha] Lançamento: “A prostituição | Perspectiva e propostas libertárias”, de Elena Villarreal

A prostituição é um fenômeno que, em determinados momentos históricos, provocou acirrados debates. Estamos vivendo um desses momentos. Poderíamos dizer que há três fatores que influem profundamente, a extensão e virulência deste debate. O primeiro fator estaria relacionado com como a Espanha, segundo todos os informes, triplica atualmente em consumo de prostituição os países de seu entorno geográfico e cultural. Outro aspecto seria o impulso, nos últimos anos, do movimento feminista na Espanha que conseguiu forçar a introdução de certas problemáticas no centro do debate político. Por último, a natureza do debate é tal, que mais parece um campo de batalha, que um debate em si, pelo que se tem multiplicado todo tipo de publicações, debates especializados, tertúlias televisivas, etc., para posicionar-se nesta batalha política.

O debate é duro e, frequentemente, profundo e complexo. A complexidade é tal que argumentos enfrentados são constantemente usados por feministas de parecidas ou idênticas sensibilidades políticas.

O movimento anarquista, desde suas origens, considerou a prostituição um problema de primeira ordem. Não obstante, as profundas mudanças sociais e culturais do último século mostram novos matizes e mudanças sensíveis no debate sobre o mundo da prostituição. Elena Villarreal entra de cheio neste debate para desvendar as relações de poder que o atravessam.

La prostitución

Perspectiva e propuestas libertarias

Elena Villarreal

La Neurosis o Las Barricadas Ed., Coleccion Lmentales, 11. Serie Contemporánea. Madrid 2018

106 págs. Rústica 15×12,5 cm

5.00€

laneurosis.net

agência de notícias anarquistas-ana

Aberta a janela,
Um colorido entre as folhas —
Primeiras azaleias!

Marly Barduco Palma

Leave a Reply