[França] Vídeo: Cercados pela polícia, estudantes são obrigados a se colocarem de joelhos e de mãos na cabeça, muitos contra um muro

Um vídeo sobre a intervenção policial em uma escola de Ensino Médio na região de Paris repercutiu amplamente na França nesta sexta-feira (07/12). Na gravação, dezenas de estudantes são obrigados a se ajoelhar, com as mãos atrás da cabeça, enquanto são algemados.

Os jovens participavam de uma manifestação no colégio Saint-Exupéry em Mantes-la-Jolie, periferia da capital francesa, em apoio aos “coletes amarelos”, e se envolveram em confrontos com os policiais na quinta-feira (06/12). Ao menos 140 estudantes foram presos.

No vídeo, veiculado pela imprensa local e nas redes sociais, os alunos são vistos ajoelhados em fileira, algemados ou com as mãos na cabeça, muitos contra um muro. Eles estão em silêncio e olhando para o chão, enquanto são observados pelos policiais.

No total, 280 escolas francesas realizaram protestos e bloqueios na quinta-feira em todo o país, levando à detenção de mais de 700 pessoas, segundo a imprensa local. Os estudantes se juntaram ao movimento dos “coletes amarelos”, que mobiliza manifestantes em todo o país há pelo menos cinco semanas.

>> Veja o vídeo (00:27) aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=d1lpeHFKhGA

agência de notícias anarquistas-ana

A ipoméia
Tomou-me o balde do poço –
Busco água no vizinho.

Kaga no Chiyoni