[EUA] Comunidade Acorn: Anarquismo americano no seu ápice

Por mais de um quarto de século, a Comunidade Acorn vem prosperando na Virgínia rural como um exemplo de sociedade que genuinamente pratica o anarquismo.

por Ryan Lau| 28/01/2019

A América, desde sua fundação, tem valorizado fortemente a necessidade de um governo para satisfazer as suas necessidades. O Império da lei, liberdade, freios e contrapesos são ideais que muitos de nós crescemos acreditando. Mas algumas pessoas acreditam que a liberdade não é compatível com o estado. A diversidade do pensamento anarquista varia drasticamente, das vertentes filosóficas às políticas, das individualistas às coletivistas. Em 1993, um desses grupos se reuniu e deu início às suas idéias. Foi daí formada a Comunidade Acorn.

O Anarquismo da Comunidade Acorn

A Comunidade Acorn, como dito acima, começou como um pequeno projeto em 1993 no Condado de Louisa, Virgínia. Ela faz parte da Federação de Comunidades Igualitárias (FEC), um grupo de assentamentos rurais e autônomos distribuídos ao longo dos Estados Unidos. A comunidade se declara anarquista, igualitária e sustentável. Além disso, alega prosperar através de interações voluntárias e não coercitivas.

O grupo começou quando uma comunidade irmã, a Twin Oaks, chegou na sua capacidade máxima de 100 membros. Muitas outras pessoas queriam fazer parte, então o grupo se dividiu e comprou outra porção de terra. Agora, ambas as comunidades estão saudáveis e abundantes. A Twin Oaks funciona com mais de 100 membros, enquanto a Comunidade Acorn possui cerca de 30.

Dentre os vários grupos que constituem a FEC, a Comunidade Acorn é uma das poucas que professa o anarquismo. Apesar disso, a comunidade ainda paga impostos. Com o seu status 501(d) de organização sem fins lucrativos, os seus impostos são consideravelmente mais baixos. Mas diferentemente de algumas organizações religiosas, a comunidade não se isenta completamente do estado.

Coletivamente, os quase 30 membros da Comunidade Acorn tem posse das várias propriedades presentes no local. Itens maiores, como casas, carros e o negócio de germinação de sementes que eles usam para sustentar o grupo, enquadram-se nessa propriedade coletiva. Por outro lado, itens menores, como aqueles que podem ser encontrados em um quarto, são propriedade de membros individuais.

 O Processo de tomada de decisão

 O que faz a Comunidade Acorn particularmente notável é a maneira com que seus membros chegam em acordo. De fato, o que acontece é exatamente isso: todas as regras que eles impõem na comunidade devem ser aprovadas por todos. O grupo rejeita a regra da maioria, já que ela acaba por desconsiderar vozes minoritárias. Como alternativa, eles acreditam firmemente em um processo que eles chamam de Consenso.

No sistema de Consenso, qualquer membro da comunidade pode propor uma nova ideia. Daí, todos os outros membros podem declarar o seu acordo ou desacordo. Discussão e debates pacíficos se seguem, e eventualmente, todos declaram as suas preferências. Se um único membro discorda da proposta, então ela não é posta em prática.

Esse método de tomada de decisões é incrivelmente incomum, mesmo dentre outros membros da FEC. O método é conhecido por cientistas políticos como democracia direta unânime, onde a voz de todos é incluída e nenhum membro pode tomar uma decisão para outrem sem o seu consentimento. De certa maneira, cada membro individual possui poder de veto. Alguns teóricos acreditam que tal sistema é o único caminho em que tanto a autoridade e a autonomia podem coexistir. A Comunidade Acorn, portanto, é um exemplo raro de tal fenômeno de liberdade e democracia.

Contudo, por uma questão de eficiência, a Comunidade Acorn encoraja os membros a ouvirem uns aos outros e a almejarem compromissos. Se cada membro puder assumir um compromisso, então o movimento avança.

 Uma ausência de conflito

Na sua história de mais de um quarto de século, não houve nenhum conflito entre a Comunidade Acorn e a polícia local. O grupo, para se sustentar, controla um negócio de sementes livres de OGM (organismos geneticamente modificados). Com os lucros do empreendimento, eles são capazes de comprar itens essenciais para os seus membros. O dinheiro que sobra é usado para eventos sociais tais como danças, festas, livros, jogos e outros tipos de entretenimento.

Essa situação peculiar de paz distingue o grupo de vários outros exemplos de anarquismo no mundo moderno. A Cidade Livre de Christiania, por exemplo, se orgulha de ser outra zona anarquista bem sucedida. Apesar de terem efetivamente sobrevivido sem um estado por mais tempo do que a Acorn, eles recentemente têm sido vítimas de várias investidas policiais.

Por outro lado, a Comunidade Acorn parece funcionar interagindo muito pouco com o governo. Isso é possível devido à sua independência; um cronograma rotativo de fazendeiros e cozinheiros permite que a comunidade se desenvolva com a sua própria produção e gado. A produção local oferece tanto carne quanto opções vegetarianas. Alimentos que eles não podem cultivar geralmente vem de outros locais, produzidos por fazendeiros orgânicos. Apesar de nem todos os membros trabalharem na preparação ou cultivo dos alimentos, todos devem atender a uma cota de 42 horas de trabalho por semana, ou seis horas por dia. Ainda assim, formas não tradicionais de trabalho como cuidado de crianças ou limpeza também contam como horas de trabalho. Como resultado, muitos membros excedem a cota consideravelmente, ganhando assim tempo livre extra.

Como se tornar um membro

O processo de se juntar à Comunidade Acorn é bastante complicado. Em primeiro lugar, qualquer interessado deve preencher um questionário online e fazer uma visita à fazenda. O período de visita deve ser de um a seis meses. Durante esse tempo, o visitante pode requisitar que ele ou ela se torne um membro provisório.

Para se tornar um membro provisório, os membros atuais realizam um teste de entusiasmo. Como uma maioria, eles devem determinar que estão “entusiasmados” frente à entrada do novo candidato. Se eles votam “aceito”, ou que “há reservas”, então o processo de voto continua. A cada “há reservas” um voto de “entusiasmo” é cancelado. Um único membro pode também bloquear o processo como um todo, interrompendo assim o processo de iniciação. O método se encaixa na democracia direta unânime que a Comunidade Acorn pratica.

Se o candidato recebe votos de “entusiasmo” o suficiente, então ele tem que completar uma rodada de Clarificação. Isso significa, essencialmente, que ele ou ela deve conhecer individualmente cada um dos membros existentes. Assim, os membros podem expressar as suas preocupações sobre o novo membro ou simplesmente conhecer ele ou ela melhor. Depois disso, mais um teste de Clarificação ocorre, e se o candidato é aprovado, ele ou ela se torna um membro provisório. Então, a cada seis meses um novo teste de entusiasmo vai ocorrer. Nesse ponto, os membros podem votar entre fazer o membro provisório se tornar um membro completo ou não. Se, a qualquer momento, os membros rejeitarem um candidato, ele ou ela terá duas semanas para abandonar a comunidade. Membros podem estender ou encurtar esse prazo, se necessário.

 Cultura e Entretenimento

Apesar da ênfase colocada no trabalho pela comunidade, eles não o fazem sem recreação. Vivendo em uma fazenda, os membros frequentemente usam o espaço aberto para eventos de esportes. Luta livre, vôlei e críquete são particularmente populares. Eles também gostam de nadar no rio próximo e de fazer fogueiras. Nos meses de inverno, eles costumam usar banheiras aquecidas, praticar jogos de tabuleiros, jogos de cartas, videogames e Ioga.

Em algumas ocasiões, a comunidade organiza eventos com a comunidade vizinha Twin Oaks. Os dois grupos são muito próximos uns dos outros, apesar destes últimos não se considerarem anarquistas. Em resumo, a Comunidade Acorn é um exemplo perseverante de o quão simples a vida pode ser, sem a influência de um governo coercitivo.

Fonte: https://71republic.com/2019/01/28/acorn-community-american-anarchism/

Tradução > Estações da Alma

 Conteúdos relacionados:

 https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/12/01/canada-a-comunidade-anarquista-em-uma-floresta-tropical-pooles-land/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/07/17/franca-relancamento-narrativas-de-christiania-de-jean-manuel-traimond/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2014/09/29/eua-dinamarca-filme-christiania-40-anos-de-ocupacao-2014/

agência de notícias anarquistas-ana

A tarde se vai.
E com ela se despedem
O Sol e a Lua Nova.

Josete Maria Vichineski