[França] 1 ano preso por golpes em um escudo – impunidade pelas mutilações

Temos razão em nos revoltar

 por Nantes Révoltée| 14/02/2019

 Quarta-feira, 13 de fevereiro, o processo de Christophe Dettinger, o boxeador de Massy, foi exemplar.

Exemplar na medida da onda de solidariedade que foi expressada em janeiro, depois que ele empurrou sozinho os policiais que batiam em uma manifestante. Foi necessário punir-lhe publicamente e o mais forte possível, para intimidar todos e todas que se reconheceram na sua ação.

Durante horas o tribunal escreveu uma história: da pretensa “violência extraordinária” deste pai de família sem antecedentes criminais. De qual violência estamos falando? Desta que ocasionou dezenas de feridos e cinco sem mãos? Desta que dá licença e joga na miséria milhares de famílias? Desta que deixa morrer pessoas nas ruas? Desta do governo que insulta seu próprio povo?

Não, durante o processo, nós falamos somente da cólera de um homem sem proteções, sem armas que bateu no capacete de um policial, um escudo de plexiglas e a carapaça do outro. O procurador, com tremores na voz, bem insistiu nas “contusões” dos policiais e seu “trauma psicológico”, isso pareceu irrisório e indecente, sendo que as imagens dos manifestantes desfigurados pela polícia desfilam cada semana nas televisões.

No mesmo dia do julgamento, Jérôme Rodrigues descobriu, por sua vez, que havia definitivamente perdido a visão de seu olho. Uma perda irreversível. A violência é esta. Dos homens treinados e armados, que atiram com balas de borracha e granadas no rosto de manifestantes desarmados.

Mesmo que 20 pessoas tenham sido feridas em algumas semanas e dezenas de outras que foram desfiguradas e mutiladas, essa violência não é jamais condenada. Pior, ela é encorajada cada semana pelos governantes que felicitam as forças da ordem, lhe oferecendo medalhas e fazendo passar leis liberticidas.

Por Christophe, por todos os outros, exigimos anistia dos inculpados do movimento! Reclamamos reparações para todos os feridos! Organizemos a solidariedade!

nantes-revoltee.com

>> Texto da imagem em destaque:

Ele golpeia um capacete e um escudo – 1 ano de prisão

Eles mutilam dezenas de manifestantes – nenhuma sanção, felicitações

Temos razão em nos revoltar

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/20/franca-ex-campeao-de-boxe-dos-coletes-amarelos-e-condenado-a-prisao/

agência de notícias anarquistas-ana

vento na mata
pica-pau se abriga
madeira forte

Manu Hawk