[Argentina] Lançamento: “El anarquismo argentino. Bibliografía, hemerografía y fondos de archivo”, de Lucas Domínguez Rubio

Companheiros e companheiras: Já recebemos da imprensa o novo título da coleção Utopía Libertaria, o nº 63, “El anarquismo argentino. Bibliografía, hemerografía e fondos de archivo” de Lucas Domínguez Rubio, com um estudo preliminar de Laura Fernández Cordero e uma extensa seção sobre as representações do anarquismo na cultura audiovisual argentina a cargo de Lucio Mafud. Trata-se de um extenso e minucioso trabalho que incluímos na “Serie Mayor” da coleção e coeditado com o “Centro de Documentación e Investigación da Cultura de Izquierdas” (CeDInCI).

 Não parece haver um modo mais eloquente de dar conta da magnitude que alcançou o anarquismo na Argentina que referindo-se a sua atividade editorial, cuja amplitude assombrou a uns e outros até a admiração ou o medo. Com dez títulos diferentes no ano de 1896, Buenos Aires era a cidade onde se publicavam mais periódicos anarquistas. E inclusive no ano seguinte Buenos Aires superava Barcelona e se erigia como a cidade onde se editavam mais folhetos. Mais adiante, a proposta conjuntural do folheto ou o periódico anarquista se substituiu desde fins da década de vinte pela edição de séries monográficas e o campo cultural libertário foi em grande medida dominado por projetos editoriais que apontaram ao formato livro para logo mudar para fanzine. De modo que podem se observar certas diferenças na vida de um movimento político segundo o tipo de intervenção que propõem suas publicações. A isto se soma que, na ausência de maiores inscrições ideológicas ou partidárias, percorrer os diversos projetos editoriais permite identificar os vencidos de seus grupos militantes e por sua vez observar suas práticas editoriais específicas.

 Claro que só se conservou uma parte do que se publicou e o modo em que se resguardaram os distintos acervos documentais diz muito sobre o mesmo movimento anarquista local. O objetivo deste livro é oferecer um banco de nova informação sobre os acervos existentes onde é possível consultar distintos tipos de material para o estudo do anarquismo na Argentina. Para isso, as seções desta obra recuperam a produção editorial do movimento libertário desde aquele momento fundacional até a atualidade através de referências bibliográficas, hemerográficas e arquivísticas.

 Por isto, este livro é produto dos trabalhos do “Centro de Documentación e Investigación da Cultura de Izquierda” (CeDInCI) em sua dupla função como centro de documentação e unidade acadêmica. Por um lado, faz parte do trabalho de recuperação, catalogação e disponibilização de documentos que o CeDInCI realiza já fazem vinte anos. Por outro lado, se nutriu das teses, artigos, edições, livros e jornadas que se desenvolvem desde seus grupos de pesquisa.

 Lucas Domínguez Rubio

 Libros de Anarres

Avenida Rivadavia 3972

Ciudad de Buenos Aires [4981-0288]

www.librosdeanarres.com.ar

www.facebook.com/pages/Libros-de-Anarres

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/02/28/anarquistas-argentinos-apostaram-nos-impressos-como-arma-para-a-libertacao/

agência de notícias anarquistas-ana

Que lua, que flor
nada, bebo umas doses
aqui sozinho.

Bashô