Generais que defenderam o ditador Francisco Franco são candidatos da extrema-direita na Espanha

 

Dois generais aposentados que estiveram entre os signatários de um controverso manifesto de apoio ao ditador espanhol Francisco Franco vão se candidatar pelo partido Vox de extrema-direita, nas eleições legislativas do dia 28 de abril. A inclusão de dois candidatos pró-Franco com passado militar destaca uma barreira que o Vox rompeu num país que desde a morte do ditador tentava não misturar militarismo e política. Franco governou a Espanha de 1936 até a sua morte, em 1975.

O partido confirmou a informação no Twitter: “Vox apresenta como cabeça da lista para o Congresso pela província de Cádiz, o general da Brigada de Infantaria Marinha, Agustin Rosety Fernández de Castro”, escreveu o partido.

Outro candidato confirmado pelo Vox na rede social foi o general Alberto Asarta.

“Vox apresenta como cabeça da lista ao Congresso por Castellón, o general da Divisão do Exército Alberto Asarta”, escreveu o partido.

Ambos os generais reformados estiveram entre os cerca de 200 militares aposentados que no ano passado assinaram um manifesto elogioso à “figura militar do general Franco, agora vilipendiado a extremos inconcebíveis”, em julho do ano passado. O documento foi divulgado depois que o governo de Pedro Sánchez anunciou o desejo de exumar o corpo de Franco do mausoléu em que está, no Vale dos Caídos, e transferi-lo para um lugar mais discreto.

Entre os anúncios do Vox da pré-campanha para as eleições de abril, o partido confirmou, nesta segunda-feira, um terceiro general aposentado como candidato ao Legislativo e um quarto, que concorrerá à prefeitura de Palma de Maiorca em maio.

Em um país em que a extrema-direita era inexpressiva, o Vox modificou a paisagem política em dezembro do ano passado, quando conseguiu entrar em um Parlamento regional pela primeira vez, na Andaluzia, com 11% dos votos.

De acordo com as pesquisas eleitorais, o Vox pode chegar ao Congresso espanhol em abril como o quinto partido mais forte e até mesmo ser decisivo para constituir uma maioria da direita depois da eleição.

Fonte: agências de notícias

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/12/17/espanha-sobre-as-eleicoes-na-andaluzia-e-o-avanco-do-fascismo-o-antifascismo-sera-anticapitalista-ou-nao-sera/

agência de notícias anarquistas-ana

gota na água
faz um furinho como
prego na tábua

Carlos Seabra