[Bielorrússia] Anarquista Dmitry Palienko detido em Minsk

O ex-prisioneiro político e anarquista Dmitry Palienko foi detido em 20 de março, por volta das 10h, em seu apartamento em Minsk. Ele é acusado de cometer crime no artigo 339 p. do código penal (“hooliganismo exclusivamente malicioso”). A sanção do artigo – de 3 a 10 anos de prisão.

Como sua amiga Nastya Gusieva conta:

“Pessoas com metralhadoras, vestidas com armaduras, invadiram nosso apartamento por volta das dez da noite. Eles colocaram Dmitry no chão e o algemaram. Então eles chutaram a porta em uma sala e começaram a busca”.

Sabe-se que, supostamente, cerca de uma semana atrás, Dmitry pulverizou spray de pimenta em seu vizinho bêbado e agressivo, que lhe deu um soco no rosto.

A busca demorou cerca de uma hora. Policiais confiscaram todos os dispositivos eletrônicos, folhetos, adesivos, literatura e telefone celular de Nastya Husieva. Na verdade, ela notou que os materiais impressos que Dmitry tinha, interessavam muito mais os policiais do que o caso da alegada briga.

Por sinal, Palienko já tem outro caso criminal sobre ele – por pintar um graffiti “Policiais matam pessoas”.

De forma geral, os camaradas de Dmitry temem que os policiais, que estão realmente procurando um motivo para isolar e punir Palienko por sua atividade anarquista, possam usar esse episódio e colocá-lo na prisão por muitos anos.

Fonte: https://abc-belarus.org/?p=12246

Tradução > Abobrinha

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/10/13/invasoes-e-despejos-como-ferramenta-de-repressao-politica-na-bielorrussia/

agência de notícias anarquistas-ana

fino fio de fumaça
fere o espaço
com seu perfume

Eliakin Rufino