Apresentação do Arquivo do Anarquismo na Colômbia

O Arquivo do Anarquismo na Colômbia (AAC) é uma iniciativa coletiva que busca reunir em um mesmo ponto virtual aberto e de livre consulta, um amplo conjunto de fontes primarias e secundárias relacionadas com a história do anarquismo na Colômbia, como uma corrente sociopolítica originária do interior dos movimentos populares.

Esse Arquivo é um velho projeto inicialmente concebido no primeiro semestre de 2011, que avançou substancialmente ao final de 2015 e teve seu lançamento decidido para este ano de 2019. O mesmo é organizado graças à colaboração de investigadoras e investigadores do Grupo Libertário Via Livre, Ação Libertária Estudantil (ALE) e pessoas independentes interessadas.

Nesta página, buscamos reunir expressões de arte gráfica como cartões, desenhos, assinaturas e selos, escritos como artigos, jornais e folhetos, expedientes judiciais e policiais e correspondência pessoal e política de diferentes ativistas anarquistas do país. Nos últimos anos, muitos desses materiais foram encontrados graças à várias investigações históricas na Biblioteca Nacional da Colômbia (BN) e, principalmente, no Arquivo Geral da Nação (AGN).

O Arquivo, continua a nível local o sempre valioso trabalho de recompilação documental do anarquismo internacional, reconhecendo a influência que tiveram projetos virtuais pioneiros, como o Arquivo Anarquista Peruano, entre outras experiências.

Em um primeiro momento, esse projeto se centrará na recompilação de materiais do anarquismo no país da década de 1920, para em um segundo momento ir avançando na compilação de fontes de períodos mais recentes.

Esperamos que esta modesta plataforma seja útil para a divulgação e a pesquisa.

Arquivo do Anarquismo na Colômbia

archivoanarquistadecolombia.blogspot.com

Tradução > Daitoshi

agência de notícias anarquistas-ana

O pequeno córrego
Se esconde sob o capim —
O outono fenece.

Shirao