Carta convite para trabalhadoras e trabalhadores no Brasil: Curso Movimento Sindical e Movimento Social de Base.

19 de abril à 05 de maio de 2019. | São Paulo – Rio de Janeiro – Salvador

O anarcossindicalismo e sindicalismo revolucionário no Brasil construiu a organização sindical autônoma e de base das trabalhadoras e trabalhadores nos últimos anos do século dezenove. Através dela conquistou direitos como as 8 horas diárias de trabalho e proibição do trabalho infantil. Sua trajetória conta com momentos de perseguição, prisão, assassinatos pelo Estado Brasileiro, pelo patronato capitalista e organizações reformistas de partidos de esquerda.

Com interrupções e suspensões de seus trabalhos, as vezes desaparecimento de suas organizações, o anarcossindicalismo e sindicalismo revolucionário seguiu e seguem vivos nas bases de trabalhadoras e trabalhadores no Brasil. Não conta com sindicalistas profissionais. Os próprios trabalhadores em seus diversos ramos de trabalho resistem e lutam por melhores condições de vida e um novo mundo.

Após dois anos de trabalho de vários indivíduos, organizações, grupos e núcleos de trabalhadores no Brasil, nós trabalhadoras e trabalhadores informamos com alegria a realização do curso: movimentos sindicais e movimentos social de base uma inciativa anarcossindicalista e sindicalista revolucionário em solidariedade e convergência fraterna com os movimentos sociais de base.

Os cursos são a concretização dos interesses e necessidades que somou esforços para este passo firme da iniciativa Pró-ATB ao mesmo tempo da recém fundada Confederação Internacional do Trabalho-CIT, na cidade de Parma-Itália em 2018. Organização que a ATB é hoje solidária e se coloca em diálogo fraterno.

Por princípio e método trabalhamos construindo uma organização de base de trabalhadoras e trabalhadores que seja fruto do encontro, da reflexão e da troca de experiências das bases livremente associadas e federadas, promovendo a horizontalidade interna e ação direta sindical e social afirmando a liberdade de organização concretizando um sindicalismo autônomo ao Estado, aos Patrões e aos Partidos políticos, sejam de esquerda ou de direita.

Objetivos do curso: 1Contribuir para formação básica nos movimentos sindical e movimentos social. 2.Oferecer um momento e espaço de encontro, troca de conhecimentos e fortalecimento dos laços pessoais e organizacionais numa cultura trabalhadora libertária criativa e transformadora. 3.Acolher trabalhadoras e trabalhadores somando experiências e concretizando a ATB como ferramenta para nossa autodefesa, nossas resistências e nossas lutas avançando na conquista da igualdade econômica, da justiça social e da libertação coletiva da exploração capitalista.

Convidamos todas trabalhadoras e trabalhadores a participar dos cursos que se realizarão em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador e dessa forma nos conhecermos, organizarmos e seguirmos mais forte nas resistências e lutas para dias melhores e um mundo novo.

Pela fraternidade e união internacional das trabalhadoras e trabalhadores explorados e oprimidos.

Viva o sindicalismo de base, autônomo e livre!!!

>> Clique aqui para conferir a programação do Curso:

https://ligarj.files.wordpress.com/2019/04/curso-atb-programa-geral-2019.pdf

agência de notícias anarquistas-ana

para quem haicais?
para mim, para o que faz
para o menos mais

Bith

Leave a Reply