[Rússia] Anarquista Evguéni Karakáchev condenado a 6 anos de prisão

O Tribunal Militar do Distrito do Cáucaso do Norte, em Rostov, condenou o anarquista Evguéni Karakáchev a 6 anos de prisão em uma colônia penal e a dois anos de banimento da internet. Karakáshev foi acusado de fazer “chamadas para o terrorismo” no site da rede social Vkontakte  (VK).

Evguéni Karakáchev foi preso em janeiro de 2018 em sua casa na cidade de Evpatoria, quando um grupo vestindo roupas civis invadiu e, sem se apresentar, colocou-o no chão, torceu seus braços e o algemou com as mãos atrás das costas. No dia seguinte, ele foi acusado de cometer crimes sob a Parte 1 do art. 282 do Código Penal Russo (incitamento ao ódio e hostilidade) e Parte 2 do art. 205.2 do Código Penal (chamadas públicas para o terrorismo).

De acordo com a acusação, Karakáshev postou um vídeo supostamente incitando o terrorismo em seu perfil no VKontakte em 2014 e, em janeiro de 2017, ele postou um texto de outra conta que continha “propaganda da ideologia da violência” e “chamadas de atividade de terrorismo”. Não foi especificado o que as postagens continham.

De acordo com o advogado de defesa, Evguéni acredita que o início de um processo criminal contra ele estaria relacionado ao seu trabalho ativista: ele é um anarquista e antifascista de longa data que, antes de sua prisão, estava envolvido em uma campanha contra a construção de um resort turístico perto de sua cidade natal. Karakáshev apelará da sentença.

A Cruz Negra Anarquista de Moscou está coletando dinheiro para os custos legais de apelação e apoiando Evguéni enquanto ele estiver na prisão. Você pode transferir dinheiro no paypal para abc-msk (at) riseup.net com referência “para Evguéni Karakáchev”.

Fonte: https://avtonom.org/news/voennyy-sud-v-rostove-prigovoril-anarhista-evgeniya-karakasheva-k-6-godam-kolonii

Tradução > Revanche dos Oprimidos!

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/07/russia-anarquista-e-preso-por-suposta-apologia-ao-terrorismo-nas-redes-sociais/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/05/russia-como-o-governo-de-putin-lida-com-os-anarquistas-russos/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/05/11/russia-ativistas-radicais-sao-detidos-as-apos-postagens-nas-redes-sociais-criticando-o-governo-e-a-igreja/

agência de notícias anarquistas-ana

pássaro pousado
no espantalho
aposentado

Millôr