[Espanha] Lançamento HQ: “Pepe Buenaventura Durruti”, de Juanarete, Carlos Azagra e Encarna Revuelta

PEPE BUENAVENTURA DURRUTI conta as aventuras do homem que viveu e morreu revolucionário. Concebendo e assumindo as vicissitudes que cercam sua realidade biográfica em relação aos fatos, mas também com um senso de humor. Mostrando a natureza da tal pessoa como os autores imaginam; simples, afável e simpática. Ocupando-se do indivíduo e deixando de lado o ícone.

Durruti representou e representa acima de tudo a coerência vital da ideia libertária, pondo em prática os princípios proclamados em primeira pessoa, desconsiderando qualquer benefício pessoal em favor do interesse comum da revolução.

Por causa de sua maneira de agir e seu carisma, muitas pessoas o viam como um exemplo para seguir.

Após sua morte, sua personalidade foi transcendida quase a lenda, elogiada por amigos e usada por inimigos.

Não precisa sua aparência de qualquer mitificação, talvez tenha sido justificada em plena contenda, ou não. Mas, mais de oitenta anos depois, continuar nesse empreendimento seria um insulto à sua memória, que por outro lado sustenta por si só uma vida comprometida, desapegada e intrépida, sem a necessidade de adornos mitômanos.

Pepe Buenaventura Durruti

Juanarete, Carlos Azagra y Encarna Revuelta

Págs. 160

17,00 €

gpediciones.com

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/02/espanha-ajude-a-tornar-possivel-um-documentario-sobre-a-figura-do-anarquista-buenaventura-durruti/

agência de notícias anarquistas-ana

entre os vinte cimos nevados
nada movia a não ser
o olho do pássaro preto

Wallace Stevens