[Grécia] Vídeo: Anarquistas atacam com bombas de tinta entrada da casa do embaixador dos EUA

Ativistas do grupo anarquista grego Rouvikonas atacaram com tinta a entrada da residência do embaixador norte-americano em Atenas nesta quarta-feira (15/05) em protesto contra a negação de livramento prisional do militante de extrema-esquerda Dimitris Koufodinas.

O grupo anarquista Rouvikonas, ativo nos últimos anos, reivindicou a operação afirmando que se tratou de uma demonstração de apoio a Dimitris Koufodinas, um militante da organização de extrema-esquerda “17 de Novembro”, atualmente em greve de fome.

O nome do grupo — desmantelado em 2002 – tem origem nas lutas dos estudantes gregos contra a ditadura militar, particularmente nos incidentes de 17 de novembro de 1973.

O “17 de Novembro” levou a cabo dezenas de atentados entre 1975 e 2000, que fizeram 23 mortos ao longo dos anos, entre os quais o chefe de estação da CIA em Atenas, Richard Welch, empresários gregos, diplomatas turcos e um oficial de ligação militar britânico.

Imagens registradas em vídeo pelo grupo Rouvikonas mostram motociclistas a lançarem tinta vermelha e preta na porta da residência do embaixador dos Estados Unidos em Atenas.

O grupo já realizou vários protestos do gênero contra embaixadas na capital grega, nos últimos anos.

Dimitris Koufodinas, condenado a várias penas de prisão perpétua encontra-se em greve de fome desde o dia 02 de maio, depois de lhe ter sido recusado um pedido de liberdade condicional.

As autoridades gregas aprovaram nos últimos dois anos seis pedidos semelhantes provocando críticas por parte das embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido e dos familiares das vítimas dos atentados do grupo “17 de Novembro”.

Os anarquistas organizaram nos últimos dias uma série de atos de protesto de apoio a Koufodinas em Atenas, Tessalônica e outras cidades do país. Principalmente, espaços do partido de esquerda Syriza, do primeiro-ministro Alexis Tsipras, tem sido alvo de vários protestos. Anarquistas já incendiaram uma sede do partido em Atenas.

>> Assiste o vídeo (01:38) aqui:

https://www.liveleak.com/view?t=CFrz4_1557899892

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/16/grecia-dimitris-koufodinas-hoje-a-solidariedade-venceu/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/06/15/grecia-video-anarquistas-do-rouvikonas-estendem-faixa-na-acropole-em-solidariedade-ao-grevista-de-fome-dimitris-koufodinas/

agência de notícias anarquistas-ana

mar não tem desenho
o vento não deixa
o tamanho…

Guimarães Rosa