Grupos e individualidades anarquistas intensificaram suas ações nos últimos dias em solidariedade ao preso político Dimitris Koufodinas, que está em greve de fome desde o dia 02 de maio, protestando contra a negação de seu mais recente pedido de livramento prisional, benefício que ele tem direito.
Desde o último fim de semana, fortes protestos tomaram as ruas de Atenas, Tessalônica, Patras e outras cidades gregas. Manifestantes também ocuparam prefeituras e faculdades. Também houve registros de depredações à lojas de luxo.
Na madrugada desta terça-feira (21/05), mascarados lançaram coquetéis molotov em uma delegacia de polícia no subúrbio de Kaisariani, no leste de Atenas. Um policial sofreu pequenos ferimentos na cabeça.
Houve ainda registros de pelo menos 11 ataques incendiários: Na sede do Partido Nova Democracia em Nea Ionia; No Colégio de Nova Yorque (empresa de interesse americano) em Kalithea; Em 2 caixas eletrônicos do Banco Nacional e 1 caixa eletrônico do Eurobank em Gounari; Em 1 caixa eletrônico Bitcoin em Agia Paraskevi; Em 1 caixa eletrônico do Banco Nacional em Kypseli; Em 2 caixas eletrônicos (Pireus e Ethniki) em Kato Petralona; Em 1 caixa eletrônico do Eurobank em Ilisia; Na sede do Partido Nova Democracia em Alimos.
Dimitris Koufodinas pertenceu ao extinto grupo guerrilheiro urbano 17 de Novembro. Ele foi acusado de participar da morte de 23 pessoas, incluindo diplomatas britânicos, americanos e turcos, desde 1975. A maioria das mortes ocorreu em ataques à bomba.
Conteúdos relacionados:
agência de notícias anarquistas-ana
Borboletas e
aves agitam voo:
nuvem de flores.
Bashô
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!