[Canadá] Montreal: Monumento Macdonald e Estátua da Rainha Vitória vandalizados novamente

C o m u n i c a d o

Como o fim de semana do feriado da Rainha Vitória começa, o monumento Macdonald e a estátua da Rainha Vitória em McGill foram mais uma vez vandalizados. Os anarquistas de Montreal May (MMA) pulverizaram o monumento Macdonald em verde anticolonial e a estátua da Rainha Vitória em vermelho anti-imperialista.

Nas palavras do grupo #MacdonaldMustFall: “John A. Macdonald era um supremacista branco. Ele contribuiu diretamente para o genocídio dos povos indígenas com a criação do brutal sistema de escolas residenciais, bem como outras medidas destinadas a destruir culturas e tradições nativas. Ele era racista e hostil em relação a grupos minoritários não brancos no Canadá, promovendo abertamente a preservação do chamado Canadá “ariano”. Ele aprovou leis para excluir pessoas de origem chinesa. Ele foi responsável pelo enforcamento de Louis Riel, mártir da comunidade Métis. A estátua de Macdonald’s pertence a um museu, não como um monumento ocupando espaço público em Montreal “.

E, nas palavras da Brigada de Solidariedade Anti-Colonial Delhi-Dublin: “A presença das estátuas da Rainha Vitória em Montreal é um insulto à autodeterminação e às lutas de resistência dos povos oprimidos em todo o mundo, incluindo nações indígenas na América do Norte e na Oceania, assim como os povos da África, do Oriente Médio, do Caribe, do subcontinente indiano e em toda parte o Império Britânico cometeu suas atrocidades. O reinado da Rainha Vitória, que continua a ser branqueado nos livros de história e na mídia popular, representou uma expansão massiva do bárbaro Império Britânico. Coletivamente, seu reinado representa um legado criminoso de genocídio, assassinato em massa, tortura, massacres, terror, fomes forçadas, campos de concentração, roubo, difamação cultural, racismo e supremacia branca. Esse legado deve ser denunciado e atacado”.

O Monumento Macdonald e a estátua da Rainha Vitória devem ser removidos do espaço público e, em vez disso, colocados em arquivos ou museus, onde pertencem como artefatos históricos. O espaço público deve celebrar as lutas coletivas por justiça e libertação, não a supremacia branca e o genocídio.

Fonte: https://mtlcounterinfo.org/macdonald-monument-queen-victoria-statue-vandalized-again-in-montreal/

Tradução > Revanche dos Oprimidos!

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/12/27/canada-os-elfos-rebeldes-do-papai-noel-te-desejam-um-feliz-natal-anti-colonial-monumentos-racistas-sao-vandalizados-em-montreal/

agência de notícias anarquistas-ana

alta madrugada,
vaga-lumes no jardim
brincam de ciranda

Zemaria Pinto