[Espanha] Jornadas de Arte e Criatividade Anarquistas | JACA 2019

JACA surge da necessidade de abrir um espaço criativo e artístico em uma cidade onde a arte está monopolizada por uma elite cultural e uma indústria de massas que separa a arte da vida, da reflexão e da crítica. A função que tem a arte atualmente em todas as suas formas, já não é liberadora, mas um produto de consumo.

Criando espaços como JACA buscamos sair desses circuitos mercantis, criar novos territórios de crítica e reflexão, lugares onde os artistas lancem suas mensagens de forma mais direta, próxima, sem elevações, sem filtros e contextualizados dentro de um espaço político arraigado a seu entorno, em espaços sempre okupados. JACA é autogestão, é uma resposta libertária ante o panorama cultural e também uma solução frente a hegemonia total ao mercado/circuito da arte. Organizadas de forma assembleária, nem todas somos artistas, somos também donas de casa, abastecedoras, encanadoras, cozinheiras…

JACA nasceu faz cinco anos impulsionado pelo Ateneu Libertário Carabanchel Latina, entusiasmadas e com vontade de que cada ano JACA seja um pouquinho maior e um pouquinho mais incomoda ante este sistema, um sistema que quer nos tirar algo que é intrínseco a nós: o poder de criar, de desfrutar criando e em liberdade.

Um ano mais JACA celebrará com vontade e força para dar um olhar diferente e explosivo que o panorama artístico, social e político atual necessita. Este ano será a V edição e será celebrado nos dias 7, 8 e 9 de junho no espaço EKO de Carabanchel, Madrid.

Estão todas convidadas.

jacamadrid.com

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/05/24/espanha-j-a-c-a-jornadas-de-arte-e-criatividade-anarquistas-2018/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/04/26/espanha-italia-arte-anarchia-no-macro-asilo/

agência de notícias anarquistas-ana

As cores da noite
recamadas de silêncio
preparam o dia.

Eolo Yberê Libera