[México] Uma reflexão final sobre o anarquismo

por Frater Ignatius | 29/04/2019

Atualmente, o anarquismo flui em diferentes correntes de pensamento. Não há dúvida de que em muitos dos atuais pensadores essa semente de ouro é conservada. O caso de Chomsky é emblemático. Na Internet existem muitas páginas, tanto americanas como espanholas e latino-americanas, que tentam manter a chama do pensamento libertário. Podemos afirmar que na rede se conserva muitos desses filósofos da anarquia que lutaram por um mundo mais igualitário. Por isso a importância de manter a Internet livre da influência dos governos.

Em um artigo anterior, pudemos ver as armadilhas e traição orquestradas dos altos níveis do governo dos Estados Unidos contra Julian Assange. Agora sabemos em primeira mão todas as atrocidades cometidas pelo país mais assassino do mundo em muitos aspectos. A Internet é o rizoma de Deleuze e Guattari, um modelo descritivo em que a organização dos elementos não segue linhas de subordinação hierárquica.

Em poucas palavras, o rizoma não tem centro e é por isso que é vital na atual teoria da comunicação e, especialmente, no anarquismo, que pode ser considerado como digital em muitas de suas facetas. Pode-se dizer que, em uma organização rizomática, o conhecimento é um método para exercer resistência contra um modelo hierárquico. Tanto em termos epistemológicos quanto na estrutura de um poder centralizado, resulta de uma opressão de alguns dos elementos em relação a outros.

Aqui reside a enorme importância da Internet para preservar o anarquismo em suas linhas teóricas e de ação. Sabemos que muitos dos hackers e navegadores metacognitivos da rede têm vidas próximas da sensibilidade anarquista. O conceito de rizoma é praticado pela Wikipédia, por exemplo. O conhecimento aqui descrito é um conhecimento que flui de maneira não hierárquica, mas de tipo rizoma. Por outro lado, o software livre em todos os lados é da mesma natureza. Este deveria ser o caso na coexistência de seres humanos em várias das áreas que ocupam a atividade de todos.

Os princípios do modelo rizomático também funcionam para o anarquismo, bem como para a sensibilidade anarquista e o anarquismo digital:

a.- Princípios de conexão e heterogeneidade.

b.- Princípio da multiplicidade

c.- Princípio de rupturas

d.- Princípio da cartografia e decalcomania

Mesmo os conceitos matemáticos fractais podem trabalhar para continuar expandindo as raízes tanto altas quanto baixas e na multidimensionalidade.

A eliminação da posição hierárquica é fundamental nos atuais modelos de anarquismo. E a palavra mais dinâmica é resistência. A sensibilidade desempenha um papel essencial no caminho da qualidade das mônadas de Leibniz. A fina percepção da realidade consensual e do pensamento abstrato e subjetivo é fundamental para a proliferação da posição anarquista.

Fizemos uma breve passada pelo pensamento anarquista, desde o alvorecer da civilização até a atualidade. É uma pincelada que deve motivar algumas pessoas curiosas a continuar investigando o assunto. O importante é desenvolver um pensamento independente, capaz de construir mais conhecimento e, acima de tudo, sempre exercendo uma resistência ao poder que tende a sufocar o talento e a sensibilidade. A Internet pode ser uma ajuda inestimável para preservar e manter viva a chama da liberdade e da justiça para todos os homens que habitam esta complexa Terra.

Fonte: http://www.astrolabio.com.mx/una-reflexion-final-sobre-anarquismo

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Na casa do avô
Havia tantos pernilongos
Em noites como esta!

Paulo Franchetti