[Itália] Pordenone: A Biblioteca Mauro Cancian finalmente encontrou sua nova “casa”

O Círculo Libertário E. Zapata, após o despejo anunciado da sede histórica em Villanova pelo novo Conselho reacionário liderado por Ciriani, encontrou um espaço adequado para as atividades dos libertários e dos anarquistas de Pordenone, sempre aberto à cidade e às práticas de autogestão e solidariedade. Está localizado na Via Ungaresca, perto da Viale Venezia, a 20 minutos a pé do centro histórico.

Aqueles que conhecem a nossa história sabem que nunca tiramos dinheiro das instituições, pelo contrário, no geral, suprimos o Município de Pordenone com dezenas de milhares de € em todos estes anos de estadia num local onde basicamente cuidamos da manutenção com nossos recursos.

Estamos prontos para começar de novo em um novo lugar, e nós o encontramos. Através do autofinanciamento total, vamos comprar o lugar e mantê-lo. Como?

Com auto taxação, com as muitas iniciativas que vamos realizar, como sempre, com as economias e um financiamento de 18 anos.

Nós não temos, nem queremos, prefeitos, conselheiros regionais ou sindicais que, com sua intriga nepotista e clientelista, compram escritórios para amigos ou, pior ainda, associações partidárias.

Também não vamos implorar aos patrocinadores privados, colocando um “preço” em eventos e projetos: não estamos interessados em entrar na perspectiva de “produtos culturais”, estamos interessados no oposto, que é cultura, difundida, enraizada, participativa. Estamos do outro lado, por opção. Por esta razão, nos voltamos para você novamente, amigos, simpatizantes, companheiros e companheiros. A solidariedade e o mutualismo como forma concreta de ajuda fazem parte do nosso DNA: levantamos dinheiro e necessidades básicas para apoiar vítimas do terremoto, vítimas das enchentes, trabalhadores e trabalhadores, prisioneiros, migrantes e refugiados.

Muitos já expressaram solidariedade das mais diversas formas nesses dois anos, participando das iniciativas, projetos e caminhos e financiando sua atividade. A campanha criada na proposta do site de nossos historiadores “LaStoriaLeStorie” reuniu em alguns meses 600 assinaturas que nos ajudaram a tornar público não só a operação de “di Ciriani & soci“, mas, acima de tudo, a grande solidariedade recebida e que não esperávamos: no teatro verde com “Naon Jazz Up!”, a maratona “Punk4Zapata” no “Parareit de Cordenons”, o “Blues Zapatista” na sede da Villanova.

Se até agora era uma campanha genérica, a busca de um “lar” ideal, hoje a sede está lá, mostramos para você e você imaginará que os custos serão desafiadores para quem, como nós, escolheram esse caminho. Pedimos a todos que façam doações diretamente (doações via paypal, transferências bancárias ou dinheiro) ou das formas que você considerar mais apropriadas (benefícios, leilões, iniciativas, etc.) que possam arrecadar fundos. O primeiro objetivo que nos propusemos é atingir o limite de 15.000 €. Sabemos que é muito para aqueles que, como nós, trabalhamos com empregos precários ou ainda somos estudantes, e assim é difícil pagar as contas do mês.

E, no entanto, é graças a essa força vinda de baixo, por mais precária e sem dinheiro, criativa e generalizada que chegamos ao limiar dos 40 anos de vida do Círculo Libertário E. Zapata (2020) e de sua fabulosa Biblioteca M. Cancian com os 2.500 volumes e material de arquivo histórico e precioso.

Contamos com sua generosidade. Mesmo para aqueles que não compartilham suas ideias. Porque uma voz livre, libertária e não chantagista é uma oportunidade de comparação e crescimento para uma cidade, para um território, para uma comunidade. Faremos tudo o que pudermos para continuar, se você quiser e se puder, ajude-nos nessa jornada.

Circolo Libertario E. Zapata

Biblioteca M. Cancian

Pordenone

zapatapn.wordpress.com

Tradução > Antikaikki

agência de notícias anarquistas-ana

Um chapéu de chuva
flutua no horizonte;
pela tarde cai a neve.

Yaha