[Alemanha] “Fridays For Future”: Chamada para manifestação anticapitalista em 21 de junho em Aachen

O movimento “Fridays for Future” está chamando para uma manifestação internacional no dia 21 de junho em Aachen. Para lá estão sendo esperadas por volta de 50.000 pessoas! O plano é fazer uma “Sternmarsch¹, onde diferentes dedos² se encontram em um local final comum. Um destes dedos terá como foco principal o anticapitalismo.

Pensamos que este foco é necessário, pois, o sistema econômico capitalista mostra cada vez mais sua força destrutiva. Através dos resultados da ciência percebemos que não é mais possível ignorar que a mudança climática, a destruição ambiental e a extinção de espécies seja o resultado de uma economia orientada para o lucro. Embora o avanço do capitalismo tenha possibilitado que mais pessoas tivessem mais riqueza, isto ocorreu, no entanto, apenas para uma minoria e aos custos dos recursos naturais do planeta, do ecossistema e da maioria do povo. Por exemplo, precisaríamos dos recursos de três planetas se o padrão de vida do restante do mundo fosse o mesmo que o da Europa. Isso significa que, para a maioria das pessoas, um consumo como o atual, em uma escala ocidental, nunca será possível.

Por este motivo, o capitalismo é incompatível com um mundo sustentável!

Há 200 anos, desde que o capitalismo industrial surgiu nosso planeta está sendo impiedosamente explorado. Cada ano “o dia da sobrecarga da Terra” chega mais cedo, ou seja, o dia em que já consumimos todos os recursos que se regenerariam em um ano. Como resultado, percebe-se diariamente que a mudança climática está em pleno andamento. Mesmo que os efeitos em muitos países ocidentais ainda não sejam tão fortes, já podemos perceber que em alguns lugares ao sul eles estão sendo devastadores, e tudo isto com embasamento científico. Além disso, o fato é que nossa sociedade não tem muito mais tempo para evitar os piores efeitos da mudança climática. No capitalismo a economia trabalha sempre no princípio da competição. Portanto, no tempo que nos resta, devemos ter em todos os níveis da sociedade, objetivos orientados para a solidariedade e a cooperação. O objetivo precisa ser também acabar com a super produção industrial e construir um sistema com igualdade social e orientado somente a suprir as nossas necessidades.

Os governantes não consideram a reconstrução do sistema, pois, eles mesmos estão sujeitos a lógica do mercado. Pelo contrário, cada vez mais governantes estão recorrendo a meios autoritários para garantir seu poder e as suas condições existentes. Até mesmo a “política para salvar o clima” permanece inserida na estrutura capitalista e não oferece até hoje nenhuma solução que tenha o potencial de realmente alterar a mudança climática! Por causa desses fatos não faz sentido, em nossa opinião, apelar para esta política. Em vez disso, seria importante promover uma rede de conexões com todas as pessoas da sociedade a fim de superarmos juntos o capitalismo e, assim, prepararmos o caminho para uma sociedade solidária e justa com o clima. Podemos encontrar modelos para essa luta no Hambacher Forst [Alemanha] ou no Standing Rock [Estados Unidos].

Nós não podemos salvar o mundo mantendo-nos dentro das regras do jogo. As regras precisam mudar, tudo precisa mudar e hoje!

Como é importante multiplicarmos os aspectos dessa discussão na sociedade contribuindo com a justiça climática, nós também estaremos nas ruas de Aachen no dia 21 de junho. Haverá um grupo aonde todas as pessoas que compartilham deste ponto de vista e não querem se contentar com apenas reformas no sistema poderão se encontrar.

Mantenham os olhos abertos e a data livre!

Atualizações sobre o dia 21 de junho em Aachen podem ser encontradas no Twitter: @aachen2106 e nas Hashtags #ac2106 #ClimateJusticeWithoutBorders — #anticap2106

>> Nota:

[1 e 2] “Sternmarsch” e “dedos”: São marchas estrelas ou manifestações estrelas que se encontram de diferentes pontos de partida com um destino final em comum. Estas estrelas tem dedos como a mão, e cada dedo é como uma manifestação em si que se encontra em diferentes locais e vão caminhando em direção a um ponto em comum, onde no final temos a grande manifestação.

Fonte: https://enough-is-enough14.org/2019/05/30/fridaysforfuture-aufruf-zum-antikapitalistischen-finger-am-21-juni-in-aachen/

Tradução > Rosa Hoffnung

agência de notícias anarquistas-ana

Que viagem
assim que você chega
a abóbora vira carruagem

Alice Ruiz