[França] Congresso fundacional da União Comunista Libertária (UCL): declaração final

Reunidos em uma convenção conjunta, os ativistas da AL (Alternative Libertaire ) e da CGA (Coordination des Groupes Anarchistes) decidimos fundar uma nova organização revolucionária: a União Comunista Libertária.

Em um momento em que a crise do capitalismo está crescendo, gostaríamos de impor uma escolha entre a burguesia liberal no poder e a extrema direita em uma emboscada.

Rechaçamos e afirmamos, pelo contrário, que hoje é necessário levar a cabo outro projeto de sociedade baseado na democracia direta, na autogestão e no federalismo.

Não queremos um mundo adaptado aos que possuem riqueza, nem uma sociedade com cadeias, militarizada e cada vez mais sob vigilância digital.

Aqui, como em outros lugares, nos solidarizamos com os migrantes e os refugiados e com os que querem romper as fronteiras e romper o imperialismo, o neocolonialismo e, em particular, Françafrique.

Na França, a fúria dos Coletes Amarelos recordou, e com brilhantismo, ao poder que a luta de classes é mais relevante que nunca.

O poder não se equivocou ao utilizar contra este movimento uma violência estatal brutal.

Fizemos parte na mobilização dos Coletes Amarelos e participamos ativamente na luta de classes mediante a construção de nossas lutas, nossas greves, nossos sindicatos.

Sem cessar, em nossos lugares de trabalho, resistimos à exploração capitalista cotidiana. E a greve geral segue sendo nossa ordem do dia.

Na escola, lutamos cada vez mais contra a seleção social.

A União Comunista Libertária estará junto aos que lutam para destruir o patriarcado. Em nossas fileiras como na sociedade, lutaremos contra a opressão de sexo e de gênero, o sexismo e a LGBTIfobia.

Ante uma mecânica racista, estaremos na ofensiva e nos solidarizaremos com a luta contra a violência policial.

Continuaremos com os manifestantes que saem às ruas para denunciar a mudança climática e o colapso da biodiversidade da qual são responsáveis os capitalistas.

Aberta a todos aqueles que queiram construir outra sociedade, a União Comunista Libertária é a ferramenta que forjaremos cada dia, nas cidades e vizinhanças onde vivemos, no campo, para esboçar amanhã um futuro emancipado da exploração e de todas as dominações do mundo.

Um futuro que leva um nome e no qual depositamos nossas esperanças: o comunismo libertário.

Congresso de Allier, 10 de junho de 2019.

Fonte: http://www.alternativelibertaire.org/?Congres-de-fondation-de-l-Union-communiste-libertaire-UCL-declaration-finale

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/17/franca-info-debate-em-montpellier-rumo-a-uniao-dos-libertarios/

agência de notícias anarquistas-ana

sol e margaridas
conversa clara
na janela da sala

Alonso Alvarez